As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Santana e Santa Paula, em Ponta Grossa, atingiram sua capacidade máxima de leitos de emergência e observação, conforme comunicado oficial emitido na noite desta sexta-feira (3).
Diante da lotação, ambulâncias aguardam em fila na frente das unidades, aguardando a liberação de leitos. A direção das UPAs emitiu um comunicado recomendando que pacientes não procurem as unidades neste momento, a menos que seja uma emergência.
Segundo o comunicado, os serviços de regulação do município e hospitais da região foram acionados para encaminhar preferencialmente os pacientes de urgência e emergência para outros locais de atendimento. Ainda assim, os atendimentos de procura direta nos consultórios das UPAs continuam normais, mas a orientação é que casos que não sejam emergenciais evitem se dirigir às unidades.
A direção das UPAs afirmou estar tomando medidas junto aos órgãos de regulação de leitos para transferir os pacientes o mais rápido possível e normalizar a situação. Até o momento, a Prefeitura de Ponta Grossa não emitiu uma declaração oficial após o comunicado da direção das UPAs.
Com imagem e informações: Boca no Trombone