Colégios de Ipiranga recebem atividades de cultura afro-brasileira do projeto ‘A Glória do Meu Quilombo’
Geral

Colégios de Ipiranga recebem atividades de cultura afro-brasileira do projeto ‘A Glória do Meu Quilombo’

21/04/2025 | 18:19 Por Redação MZ

Nesta semana, três colégios do município de Ivaí (PR) recebem a nova edição do projeto A Glória do Meu Quilombo

Compartilhar conhecimento, cultura afro-brasileira, quilombola e popular para além dos livros. Assim foi a estreia da nova edição do projeto A Glória do Meu Quilombo – a importância de Carolina Maria de Jesus, ao visitar duas escolas da rede estadual de ensino, em Ipiranga (PR). Cerca de 150 estudantes do ensino médio, com idade a partir dos 14 anos, participaram dos encontros.

Na última semana, os educandários visitados foram o Colégio Estadual Doutor Claudino dos Santos e Escola Estadual do Campo de Lustosa.

Atentos às falas da multiartista Ligiane Ferreira, de porte da cartilha com as narrativas sobre a cultura do povo negro e quilombola, os jovens estudantes acompanhavam tudo que era compartilhado pela palestrante. Sob a ótica afrocentrada, Ligiane conta histórias e destaca tradições da negritude, em especial aquelas pertencentes ao Quilombo da Colônia Sutil (Ponta Grossa), onde seu pai, Wilson Ferreira dos Santos, viveu a infância. A artista também traça um paralelo com a trajetória da escritora, compositora, cantora e poeta, Carolina Maria de Jesus, que assim como o povo quilombola teve a vida atravessada pelo racismo e outras violências sociais.

            Para a pedagoga do Colégio Estadual do Campo de Lustosa, a palestra foi importante para a aprendizagem de toda a comunidade escolar, porque são temáticas que estão relacionadas com o cotidiano de todos. “A gente se sente muito grato em conhecer a história do povo quilombola, apesar de estar dentro do nosso planejamento anual trabalhar com essa cultura, a presença física no colégio nos aproxima muito mais, tanto no entendimento como no reconhecimento dessa cultura”, comenta Dayane Conte.

Após as palestras, o retorno dos estudantes foi registrado em comentários como este: “adorei sua palestra sobre seu povo e a história do seu pai. Continuem levando a história de vocês para mais pessoas, foi muito interessante saber mais, não sendo contada somente pelos livros de história”.

            Destacar os valores da cultura afro-brasileira e a importância de Carolina Maria de Jesus na literatura e para a sociedade são os objetivos centrais dos encontros com os estudantes.

            A Glória Do Meu Quilombo – A Importância De Carolina Maria De Jesus é um projeto de produção de Ligiane Ferreira e Inspire Projetos Criativos; aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal.

Palestras em Ivaí

Nesta terça-feira, 22 de abril, a equipe formada 100% por mulheres visita três escolas da rede estadual de educação, em Ivaí (PR). As unidades de ensino são: o Colégio Estadual Arthur Costa e Silva, o Colégio Estadual Sagrado Coração de Maria e o Colégio Estadual Professora Ine Messias Erdmann.

Cronograma das palestras

29/04: Colégio Estadual Francisco Neves Filho – São João do Triunfo (PR) e Colégio Estadual do Campo de Vila Palmira – São João do Triunfo (PR)

  • 06/05: Colégio Estadual Cívico Militar Coronel Amazonas –  Porto Amazonas (PR) e Colégio Estadual do Olivio Belich – Porto Amazonas (PR)
  • 13/05: Colégio Estadual do Campo Profº Argemiro Luis de Lima – São João do Triunfo

As palestras do projeto “Gloria do Meu Quilombo” começaram pelo município de Ipiranga, no dia 15 de abril. Nos próximos dias as palestras acontecem em São João do Triunfo. De acordo com a organização do projeto, o cronograma pode variar conforme a disponibilidade das escolas em seu calendário de ensino.

Em cada encontro haverá intérprete de libras e material informativo em braile, além do acesso ao áudio livro.

Sobre a Glória do Meu Quilombo

“A Glória do Meu Quilombo” surge da necessidade de conexão e comunicação com as pessoas negras, com a periferia e as escolas públicas. Também de falar que existe um quilombo com grande importância histórica em Ponta Grossa e no Estado. “A Colônia Sutil é um local de resistência, existência e sabedoria ancestral e é muito necessário saber a história por trás dela”, comenta a filha do seu Wilson Ferreira.

  Neste ano de 2025, o diferencial do projeto é a distribuição de 2.500 cartilhas direcionadas aos estudantes da rede pública com idade a partir dos 14 anos, e o acesso ao áudio livro com a sinopse das palestras.

De acordo com a idealizadora dos projetos “A Glória do Meu Quilombo”, Ligiane Ferreira, as palestras vão além da democratização do estudo sobre a história e a cultura afro-brasileira, da história da África e dos africanos, da luta dos negros no Brasil e sobre a formação da sociedade, como preconiza a Lei nº 10.639. A realização das edições do projeto na região dos Campos Gerais também fomenta a construção histórica de comunidades quilombolas no interior do Paraná.

Segundo o Censo do IBGE de 2022, em torno de 7.100 pessoas quilombolas residem no Paraná. Estes cidadãos equivalem a 0,062% dos 11,44 milhões de moradores do Estado e estão presentes em 22 municípios paranaenses.

Visite o projeto no perfil oficial do Instagram AQUI. 

Da assessoria 

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!