O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (23) uma nova medida para evitar perdas de estoques de vacinas contra a dengue, que estão próximas do vencimento. Doses com validade até 30 de junho e 31 de julho poderão ser aplicadas em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, ampliando o público-alvo anteriormente estabelecido de 10 a 14 anos.
Em nota técnica divulgada, o ministério orienta que estados remanejem as doses próximas do vencimento para municípios que ainda não foram contemplados com a vacina da dengue. Nos estados onde todos os municípios já receberam as doses, a vacinação poderá abranger a faixa etária de 6 a 16 anos.
O documento destaca também que, se as medidas de remanejamento não forem suficientes para utilizar todas as doses próximas do vencimento, os gestores municipais têm a prerrogativa de estender a vacinação para pessoas de 4 a 59 anos, conforme especificado na bula do imunizante Qdenga.
Para garantir a administração da segunda dose, aplicada com um intervalo de 90 dias, aos indivíduos vacinados com as doses remanejadas conforme as recomendações do Ministério da Saúde, os estados e municípios devem oficializar suas estratégias por meio dos e-mails: dengue.cgici@saude.gov.br; pni@saude.gov.br; cgici@saude.gov.br.
“O Ministério da Saúde enfatiza que essa é uma medida temporária e excepcional, aplicável apenas às vacinas com prazo de validade até 30 de junho e 31 de julho de 2024”.
Com informações: Agência Brasil