DestaquesPonta GrossaSaúde

Comunidade denuncia falta de médicos e fechamento de postos de saúde

 

 

 

Moradores da região do Cará-Cará reclamam da estrutura e da falta de médicos na Unidade Básica de Saúde Sharise Arruda. Silvana de Mello, é moradora da vila Castanheira, os moradores daquela localidade são atendidos pela UBS Saúde Sharise Arruda que fica localizada no Ouro Verde, de acordo com a munícipe a UBS não realiza atendimento médico no local. “Desde o ano passado tem médico apenas para atender gestante e realizar troca de receitas. Já realizei denúncias e questionei os vereadores sobre a falta de médicos. Para a prefeitura só existe Covid e esquecem das pessoas que tem diabete, problemas no coração, eu, por exemplo tenho glaucoma e tentei no ano passado uma consulta médica no postinho para poder ser encaminhada á um oftalmologista e por casa da pandemia não consegui, tive que fazer tudo particular”, comentou.

Em sua denúncia a Equipe do Portal Mz Notícia Silvana destacou que este ano foi marcada uma consulta e quando chegou o dia descobriu que não tinha médico para realizar o atendimento. “Em janeiro eu no postinho e marquei uma consulta, ficou marcada para o dia 14 de março, quando chegou a data da consulta eu fui avisada que não tinha médico no postinho. As minhas consultas e exames eu tenho que pagar tudo particular. Eles estão esquecendo da saúde pública, isso aí está um caos desde o ano passado” concluiu.

Outra denúncia recebida pelo Portal MZ Notícia foi a do senhor Marcos Preus, morador do Jardim Planalto, o qual questiona o fechamento da Unidade Básica de Saúde João Altair Guerlinguer. “ A UBS está simplesmente fechada, virada em um matagal. Eu fiz uma denúncia na ouvidoria do município por conta do fechamento da Unidade de Saude do Jardim Planalto. A energia elétrica está ligada, a água também está ligada. Quando realizei a denúncia eles alegaram que o posto foi fechado para reformas, mas nunca ouve reforma naquele lugar. O próprio médico que atendia aqui no jardim Planalto agora atende no Parque do Café, falou que a situação daquele posto nosso é uma ‘maracutaia’ danada”, concluiu Preus.

De acordo com os dados enviados pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa é que apenas duas UBS estão fechadas, que são:

Antonio Saliba que foi furtada e vandalizada em janeiro de 2021. Os pacientes não estão sem atendimento. Eles estão sendo atendidos na UBS Sharise Arruda, onde a equipe técnica passou a atender.

E outra UBS é a Abrahão Federmann que foi fechada por problemas estruturais causados no terreno. Os pacientes estão sendo atendidos na US Lubomir Urban.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa O município de Ponta Grossa conta com 49 Unidades Básicas de Saúde (UBS) distribuídas em todos os bairros da cidade, tanto na zona urbana como na zona rural. O município tem 76 médicos lotados na Atenção Primária, sendo 33 médicos do Programa Mais Médicos, 40 concursados e 3 residentes. Sendo que 23 médicos estão afastados.

As US Egon Roskamp, Cyro de Lima Garcia, Rômulo Pazzinato e Luiz Conrado Mansani, no momento, atendem exclusivamente sintomáticos respiratórios. Os pacientes dessas 4 unidades estão sendo atendidos nas Unidades próximas.

Redação Portal Mz Notícia
Comentários
Posts relacionados
CidadesPonta Grossa

Vídeo: Motoristas são pegos de surpresa e carros ‘voam’ em nova lombada de PG

  Vários motoristas que passaram pela avenida Dom Geraldo Pellanda, nas proximidades da fábrica da BRF (antiga Sadia), nesta terça-feira (11), foram… Compartilhe isso:TwitterFacebook
DestaquesPolíticaPonta Grossa

Audiência de amanhã define rumo do transporte coletivo em PG

  A Viação Campos Gerais comunicou o Tribunal Regional do Trabalho que o Sintropas, sindicato que representa a categoria de trabalhadores da… Compartilhe isso:TwitterFacebook
DestaquesEducaçãoPonta Grossa

PG define data para volta às aulas presenciais na rede municipal

Dando sequência ao plano de retorno gradativo às atividades presenciais em Ponta Grossa, os alunos cujas famílias optaram pelo sistema híbrido de… Compartilhe isso:TwitterFacebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat online
1
Olá. Posso ajudar?
tudo bem ?
Fique a vontade para mandar mensagem :)
faça parte do nosso grupo do Whatsapp