Essa semana completamos 21 dias desde a chegada do filhote de gato do mato ao nosso Centro de Triagem de Animais Silvestres dos Campos Gerais.
O desafio está sendo em adaptar a alimentação na fase de transição do leite artificial para o incremento da proteína na dieta. Nesse período conseguiu ganhar peso e está evoluindo positivamente.
Curiosidades
Esse é um dos menores felinos brasileiros, com tamanho e proporções semelhantes às do gato doméstico.
Na natureza pode viver entre 12 a 15 anos. Animal de vida solitária, é visto em duplas só em épocas de reprodução. Atingindo a maturidade sexual aproximadamente aos 11 meses de vida. Devido ao desmatamento, caça e atropelamento, a espécie é considerada “em perigo” em Minas Gerais, “quase ameaçada” no Rio de Janeiro, “vulnerável” no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Espírito Santo.
Recebemos também uma ave “Seriema” ( Cariama cristata .) que foi encontrada caída na entrada do bairro Borato sem conseguir se locomover. Foram identificadas algumas escoriações em dorso, porem exames de RX não
constatou fraturas.
As lesões encontradas são características de trauma por impacto e presumimos que a mesma foi atingida por algum veículo. Receberá tratamento e estamos otimistas em sua recuperação para podermos reintroduzi-la na natureza o mais rápido possível.