Congresso tem até esta quarta (8) para votar MP que substitui aumento do IOF
Política Vitrine

Congresso tem até esta quarta (8) para votar MP que substitui aumento do IOF

08/10/2025 | 07:49 Por Redação MZ

 

O Congresso Nacional tem até as 23h59 desta quarta-feira (8) para votar a Medida Provisória (MP) que busca substituir o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O texto precisa ser aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado para completar o rito de tramitação.

A proposta, relatada pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP), foi aprovada na terça-feira (7) pela comissão mista que analisa a matéria, em uma votação apertada: 13 votos favoráveis e 12 contrários.

Entre os principais pontos, a MP uniformiza em 18% a alíquota do Imposto de Renda (IR) sobre rendimentos de aplicações financeiras — medida que também passa a incluir ativos virtuais, como criptomoedas. O texto ainda aumenta de 9% para 15% a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) cobrada de instituições de pagamento e fintechs, com o objetivo de equilibrar as contas públicas.

Propostas mais polêmicas acabaram sendo deixadas de fora do texto final, como o aumento de 12% para 18% da tributação sobre casas de apostas online (bets) e a cobrança de IR sobre títulos atualmente isentos, como a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA). A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se recusou a votar o texto caso a isenção da LCA fosse retirada.

A votação desta quarta será decisiva para o futuro da proposta, que visa substituir o aumento do IOF e ajustar a arrecadação federal sem elevar diretamente o imposto sobre operações financeiras.