Na última quarta-feira do mês (28)- 22 mil foliões bombardearam-se uns aos outros com tomates, durante o confronto anual de rua “La Tomatina” em Espanha, na cidade de Buñol, no leste do país.
Mas que não se pense que a festa é apenas o arremesso dos tomates. Quem quer participar na Tomatina tem de comprar bilhete e tem atividades logo desde manhã.
Este ano, o evento começou às 9h com um pequeno almoço de cortesia da Câmara Municipal de Buñol.
Depois, por volta das 10h, os participantes puderam assistir, ou até mesmo participar, no chamado “Palo Jabón”. Basicamente existe uma vara enorme completamente ensaboada com um presunto espetado no topo. Os mais ousados podem escalar o poste e ganhar o tão cobiçado troféu: o presunto.
Depois desta brincadeira, chega então a anfitriã da festa e o momento mais esperado do dia: a batalha mais internacional do mundo, La Tomatina.
Há vários bilhetes disponíveis, o mais barato, ronda os 15 euros e inclui apenas a entrada no “recinto” da Tomatina. Depois os preços vão aumentando – entre 35 e 45 euros – e podem incluir acessórios para a batalha (como óculos de proteção e t-shirts oficiais), acesso a um cacifo, entrada no “after party” ou ainda uma paella e sangria.
A origem desta tradição espanhola é tão hilariante quanto as imagens que dela surgem todos os anos.
Como começou a Tomatina?
Um grupo de jovens completamente louco que, na última quarta-feira de agosto de 1945, decidiu juntar-se ao desfile de Gigantes e Cabeçudos da vila de Buñol, de forma muito animada.
A energia dos jovens era tanta que acabou por derrubar um participante que, furioso, começou a arremessar várias coisas, nas quais tomates de uma banca de legumes. Em resposta, as pessoas também lhe atiraram tomates, até serem parados pela polícia.
O episódio podia ter ficado por aqui, mas nos anos seguintes, reza a história que os mesmos jovens voltaram a repetir a brincadeira levando tomates de casa para os arremessar.
Embora a polícia tenha interrompido a “luta de tomates”, e a Tomatina ter sido proibida nos anos 50, a voz do povo foi a que falou mais alto e o evento foi atorizado mais tarde.
A cobertura mediática que o evento teve na década de 1980 fez com que a Tomatina se tornasse um fenómeno mundial que atrai, até hoje, milhares de pessoas de todo o mundo.
Em 2002, a Tomatina de Buñol foi declarada Festa de Interesse Turístico Internacional pela secretaria do Turismo.
E foi assim que surgiu a tradição que, na primeira vez que aconteceu, foi considerada apenas uma zaragata popular.
com informações da EuroNews