Sete partidos já apresentaram os pré-candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa, para as eleições de 2024. Essa movimentação prévia marca o início do processo eleitoral, sendo que a confirmação dos nomes ocorrerá durante as convenções partidárias, programadas para acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto.
Até o momento, os nomes dos pré-candidatos já anunciados são:
– Aliel Machado (PV)
Deputado federal há 10 anos, com ensino superior incompleto em Pedagogia e título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Disputou a prefeitura nas eleições de 2016, perdendo no segundo turno.
– Dr. Kocan (Solidariedade)
Advogado há mais de 14 anos, com especialização em Direito Público Municipal, e experiência em movimentos estudantis, liderança partidária juvenil e assessoria parlamentar.
– Elizabeth Schmidt (União Brasil)
Atual prefeita de Ponta Grossa, com formação em Pedagogia, especializada e mestre em Educação. Iniciou sua trajetória política em 2000, concorrendo como vice-prefeita e posteriormente ocupando cargos na administração municipal.
– Joce Canto (PP)
Vereadora em primeiro mandato, com formação em publicidade e experiência como diretora na secretaria de abastecimento de Ponta Grossa e chefe de gabinete parlamentar na câmara municipal.
– Marcelo Rangel (PSD)
Atual secretário estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital, com três mandatos como deputado estadual e dois mandatos como prefeito de Ponta Grossa.
– Professora Renata (PSOL)
Professora e despachante, com formação em Ciências Biológicas e Matemática, e especialização em Educação do Campo e Realidade Brasileira. Líder de movimentos de educação popular e movimento popular de luta.
– Tota (Novo)
Empresário do ramo de gastronomia, conselheiro de administração de uma cooperativa de crédito, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e membro do Conselho Municipal de Turismo.
Cada um desses nomes representa uma proposta e um conjunto de ideias que serão debatidos durante o processo eleitoral. A eleição municipal está marcada para o dia 6 de outubro, e as articulações para possíveis alianças entre os partidos ainda estão em curso. O cenário político promete ser dinâmico, com intensos debates e discussões sobre os rumos da cidade. Enquanto isso, a Justiça Eleitoral está atenta aos prazos estabelecidos para o processo eleitoral, que incluem a realização das convenções partidárias e a oficialização dos candidatos até 15 de agosto.
Com informações: G1 Paraná
awesome