Conta de luz em dezembro não terá cobrança adicional
Brasil Economia Vitrine

Conta de luz em dezembro não terá cobrança adicional

29/11/2024 | 20:40 Por Redação MZ

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para dezembro será verde, o que significa que não haverá cobrança extra na conta de luz. A decisão foi tomada devido à “expressiva melhora das condições de geração de energia” no Brasil.

De acordo com a Aneel, o aumento das chuvas nas últimas semanas ajudou a elevar os níveis dos reservatórios, permitindo maior uso de usinas hidrelétricas. “Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas – acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”, explicou o órgão.

Neste ano, a bandeira tarifária enfrentou várias mudanças: em setembro, foi acionada a vermelha patamar 1; em outubro, a vermelha patamar 2; e em novembro, a bandeira amarela, com acréscimo de R$ 1,885 por 100 kWh consumidos. Agora, com a volta à bandeira verde, os consumidores não terão esse custo adicional.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, foi pensado para ajustar as cobranças conforme os custos da geração de energia. A cor da bandeira reflete as condições de geração no país, sendo a verde a mais favorável, sem custos extras, e a vermelha, nos patamares 1 e 2, a mais cara, acionada quando há necessidade de usar fontes mais custosas, como as termelétricas.

Com informações: Agência Brasil| Foto: Arquivo/Agência Brasil

17 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!