Crânios humanos são encontrados às margens de rio por pescadores
Policial Vitrine

Crânios humanos são encontrados às margens de rio por pescadores

02/09/2025 | 14:27 Por Redação MZ

Dois crânios humanos foram encontrados por um pescador na última segunda-feira (1º), às margens do Rio Miringuava, na Rua Antonio Singer, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A Polícia Civil do Paraná (PCPR) investiga o caso como possível vilipêndio de cadáver, e a principal linha de apuração é a de que os restos mortais teriam sido usados em um ritual religioso interrompido.

 

Segundo informações da PCPR, um dos crânios foi localizado dentro de um saco preto, enquanto o outro estava jogado do lado de fora. O pescador, morador da região, acionou a polícia imediatamente após a descoberta. Peritos foram até o local e encontraram também velas brancas e vermelhas, o que reforça a suspeita de ritual religioso.

 

De acordo com o delegado Fábio Machado, da PCPR, não há indícios de homicídio, pois os ossos apresentam sinais de grande deterioração e estariam no local há pelo menos seis meses. “A pessoa deve ter tirado esses restos mortais de alguma sepultura, violando essa sepultura, e estaria utilizando para esse ritual”, afirmou o delegado. “A pessoa teria desistido da cerimônia no ‘meio do caminho’ e largado aqueles objetos ali.”

 

Com base nessa hipótese, a polícia agora investiga registros de invasões em cemitérios da região para tentar identificar a origem dos crânios e os responsáveis pelo crime. Os restos mortais foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba para exames complementares.

 

Todos os materiais encontrados na cena foram apreendidos para análise. O caso está sendo tratado como vilipêndio de cadáver, crime previsto no artigo 212 do Código Penal Brasileiro. A polícia ainda não confirmou suspeitos, e as investigações continuam em andamento.

Leia mais: William Bonner deixa o Jornal Nacional após 29 anos ; entenda o motivo – MZ Notícia