Durante a transmissão da abertura das Olimpíadas de Paris 2024, a ex-atleta Daiane dos Santos cometeu um deslize ao se referir à língua de sinais como universal. No Brasil, utiliza-se Libras, ou Língua Brasileira de Sinais, diferente da Língua Francesa de Sinais apresentada no evento. Daiane recorreu ao Instagram para pedir desculpas pela gafe.
“Quero pedir desculpas a toda a comunidade surda do Brasil e com problemas auditivos. A gente teve um momento que foi lindo durante a cerimônia, e que eu achei que merecia ser citado. Durante a citação acabei falando uma informação errada”, iniciou Daiane. Ela destacou que, na empolgação do momento, falou que Libras é universal, o que não é verdade.
“Estava tendo uma música, teve uma interpretação por meio de linguagem de sinais. Cada país tem a sua linguagem de sinais, e nesse momento acabei falando uma coisa errada, falei infelizmente que Libras, a língua de sinais do Brasil, é universal. Na verdade, não é”, completou. Daiane ressaltou que sua intenção era destacar a importância da inclusão e diversidade, mas reconheceu a necessidade de corrigir a informação.
“Errei. Estou aqui admitindo, não tem como não admitir. É uma questão importante, eu já sabia porque fiz parte das Olimpíadas, mas no momento, na empolgação, acabei falando errado. Sou humana, erro, mas quando a gente erra é importante corrigir”, finalizou.
Com informações: Metrópoles