Defesa de Bolsonaro recorrerá ao STF contra prisão domiciliar decretada por  Moraes
Política

Defesa de Bolsonaro recorrerá ao STF contra prisão domiciliar decretada por  Moraes

05/08/2025 | 09:01 Por Redação MZ

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou que irá apresentar um recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a prisão domiciliar decretada nesta segunda-feira (4) pelo ministro Alexandre de Moraes.

Em nota divulgada à imprensa, os advogados afirmaram ter sido surpreendidos com a decisão, argumentando que Bolsonaro “não descumpriu qualquer medida”. Segundo a defesa, a última decisão do STF não proibia o ex-presidente de conceder entrevistas ou discursar em eventos públicos, e essas determinações teriam sido cumpridas de forma rigorosa.

A decisão de Moraes teve como base suposto descumprimento de medidas cautelares impostas anteriormente. No entanto, a defesa contesta essa justificativa e cita uma das falas de Bolsonaro — “Boa tarde, Copacabana. Boa tarde, meu Brasil. Um abraço a todos. É pela nossa liberdade. Estamos juntos” — afirmando que a declaração não pode ser interpretada como violação de medida judicial nem como ato criminoso.

A prisão domiciliar foi determinada no âmbito de investigações em curso no STF, das quais Bolsonaro é alvo, envolvendo suspeitas de incitação a atos antidemocráticos e ataques às instituições.

Leia mais: PG inicia terça-feira com 14,3°C e a previsão é de frio intenso