Denúncia de Falsidade Ideológica contra ex-BBB Matteus Amaral é encaminhada ao Ministério Público
Famosos

Denúncia de Falsidade Ideológica contra ex-BBB Matteus Amaral é encaminhada ao Ministério Público

14/06/2024 | 20:45 Por Eduarda Malucelli Modificado em 14, junho, 2024 6:38

Matteus Amaral, ex-participante do Big Brother Brasil, foi denunciado ao Ministério Público por falsidade ideológica. Em 2014, ele teria se autodeclarado como pessoa preta para obter vantagens no processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). A confirmação da denúncia foi feita pela instituição nesta sexta-feira (14).

A acusação foi trazida à tona por Antonio Isuperio, de uma entidade internacional de Direitos Humanos, que protocolou a denúncia. Segundo o documento, Amaral teria fraudado o sistema de cotas da instituição, o que configura crime de falsidade ideológica. A denúncia também responsabiliza o IFFar por suposta negligência no processo de verificação das autodeclarações de candidatos.

Em resposta, o IFFar esclareceu que, conforme a Lei de Cotas de 2012, a única exigência para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato, sem mecanismos adicionais de verificação. A instituição ressaltou que fraudes nesse contexto eram investigadas somente após denúncias formais. Na época, nenhuma denúncia havia sido registrada na Ouvidoria da instituição sobre o caso.

Naquele período, o curso de Engenharia Agrícola, ao qual Amaral se inscreveu, era oferecido em conjunto com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A assessoria de comunicação da Unipampa afirmou que o documento em questão teria sido emitido pelo IFFar, eximindo a Unipampa de responsabilidade no caso. Amaral e as instituições envolvidas aguardam a conclusão das investigações para determinar as medidas legais a serem tomadas.

 

Com informações: Contigo! e Metrópoles

21 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!