A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a subir e interrompeu a trajetória de recuperação da popularidade do petista, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (12).
O levantamento mostra que a desaprovação passou de 49% para 50%, enquanto a aprovação recuou de 48% para 47%. É a primeira oscilação negativa nas avaliações desde maio, quando o governo atingiu o pico de 57% de desaprovação. Os índices atuais estão dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Além disso, a parcela da população que considera o governo positivo caiu de 33% para 31%, enquanto a avaliação negativa subiu levemente, de 37% para 38%. Outros 28% classificam a gestão como regular.
A pesquisa indica uma estagnação no avanço da imagem do governo, que vinha mostrando sinais de melhora desde o meio do ano. O resultado ocorre em um momento de forte debate sobre segurança pública, intensificado após a megaoperação policial no Rio de Janeiro.
O levantamento foi feito presencialmente com 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 6 e 9 de novembro. O nível de confiança é de 95%.





