Interessados em participar dos desfiles comemorativos dos dias 07 (Independência do Brasil) e 15 de setembro (200 anos de Ponta Grossa) têm os últimos dias para submeter a inscrição à Prefeitura. As inscrições devem ser enviadas de maneira online até o dia 21 de agosto e não serão prorrogadas. A organização dos eventos é realizada por meio da Secretaria Municipal de Educação – no dia 07, em parceria com a 5a Brigada de Cavalaria Blindada.
As informações podem ser acessadas por meio do site da Prefeitura – disponível entre os banners de comunicação institucional da página ou pelo endereço https://sme.pontagrossa.pr.gov.br/desfiles-2/ .
Nos regulamentos estão disponíveis também as fichas de inscrição para os dois eventos. Entre os objetivos dos desfiles estão a integração social e a projeção do sentimento comunitário, por meio da valorização de atitudes cívicas, do exercício da cidadania e das diversas identidades que integram a sociedade ponta-grossense.
No dia 07 de setembro, nas comemorações da Independência, serão celebrados os 100 anos do 13º Batalhão de Infantaria Blindado – Um batalhão a servir Ponta Grossa e o Brasil. Já no dia 15, os 200 anos do município serão celebrados com o tema “Uma nova história começa hoje”.
O evento do dia 07 tem início às 9h40, com a execução dos hinos, seguido do desfile, às 10 horas, com participação dos diversos segmentos militares e demais grupos inscritos. O início das comemorações ocorre no dia 04 de setembro, segunda-feira, com a abertura da Semana da Pátria, em frente à Prefeitura, às 14h30.
200 anos
Já o desfile dos 200 anos de Ponta Grossa, no dia 15, começa às 8 horas, com a execução dos hinos. O início do desfile dos grupos inscritos está previsto para as 8h30, no encontro da Rua Balduíno Taques com a Avenida Vicente Machado. Colégios, escolas, fanfarras, entidades civis e órgãos públicos ou privados devem realizar a inscrição conforme o regulamento no site, indicando o número de participantes e carros alegóricos. É necessário apresentar um breve histórico e resumo sobre a atuação da entidade, para leitura do cerimonial durante a passagem na Avenida.