Na tarde desta terça-feira (18), a captação do Rio Pitangui voltou a operar e a produção de água tratada está restabelecida, em 100%, no sistema de abastecimento de Ponta Grossa. A partir de agora, o abastecimento segue em recuperação gradual dos níveis de reservação para o abastecimento de todas as regiões da cidade, ao longo destas terça e quarta-feira (19), com normalização completa em todos os pontos da rede de distribuição na quinta-feira (20). Caminhões-pipa permanecerão à disposição para o abastecimento de serviços prioritários, como unidades de saúde e educacionais.
O apoio da população no uso racional da água continua sendo fundamental neste processo de retomada, para que o sistema tenha condições de recuperar o equilíbrio o mais breve possível.
A retomada da captação Pitangui foi possível graças a uma grande força-tarefa, que envolveu cerca de 100 trabalhadores, entre empregados próprios e terceirizados. Equipes trabalharam ininterruptamente, desde o último domingo (16), para estabilizar a tubulação e adequar os dispositivos para conter os vazamentos provocados pela pressurização da água.
O diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel, explica que, após os serviços de domingo (16), por segurança operacional de todo o sistema, as obras se estenderam e novas paralisações na captação precisaram ser realizadas, para evitar danos irreversíveis aos equipamentos de bombeamento e à linha de adução. “O conserto precisava ser feito de imediato, para não comprometer a retomada do abastecimento pela qual estamos trabalhando diuturnamente. Para se ter ideia do risco operacional existente, um vazamento deste tipo na tubulação, dada a força da água, chega a um jato de 150 metros, o que seria equivalente a um prédio de 50 andares”, informa.
Mesmo com as obras executadas seguindo todos os projetos e protocolos usuais da Sanepar, consolidados para este tipo de serviço, a complexidade da obra, que envolve tubulação, conexões, válvulas e equipamentos de grandes proporções, exigiu soluções diferenciadas. Uma peça especial para resolver o problema foi fabricada de forma emergencial durante a madrugada. Para dar celeridade à instalação, a peça, feita em aço, pesando mais de 160 Kg, foi entregue de helicóptero e instalada na manhã de hoje, com outros dispositivos vindos de São Paulo, Curitiba e da Lapa.
A Sanepar continua fazendo o monitoramento e análise diária do sistema, bem como o atendimento das demandas pelos seus canais oficiais de atendimento. Clientes de Ponta Grossa podem entrar em contato diretamente com a Companhia na Central de Relacionamento na Balduíno Taques, 1150, pelos canais exclusivos de atendimento: telefone 42 2102-4600 e pelo site https://site.sanepar.com.br/site/contato-ponta-grossa, que disponibiliza um formulário com a solicitação de serviços para os clientes da cidade.
Informações: Assessoria