O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi considerado culpado pelo júri americano no caso de fraude contábil. Trump é o primeiro ex-presidente na história do país a ser condenado criminalmente.
A acusação alega que Trump escondeu um pagamento de US$ 130 mil à ex-atriz pornô Stormy Daniels, utilizando fundos de campanha, com o objetivo de silenciar um caso extraconjugal. A investigação aponta que os documentos comerciais foram falsificados para disfarçar o pagamento durante a campanha presidencial de 2016.
Trump, de 77 anos, sempre negou o relacionamento com Daniels e se declarou inocente das acusações. A sentença do ex-presidente está prevista para ser anunciada em 11 de julho. Ele pode enfrentar até quatro anos de prisão, mas é provável que a pena seja convertida em multa ou liberdade condicional, já que deve recorrer da decisão.
Apesar da condenação, Trump ainda pode concorrer à presidência dos EUA e assumir o cargo novamente. Além deste caso, Trump enfrenta outros três processos judiciais, cujas audiências estão previstas para após 5 de novembro, data da eleição.
Com informações: Metrópoles