Nesta segunda-feira (22), o ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato à Casa Branca, Donald Trump, zombou de Joe Biden após o atual presidente anunciar que desistiu de disputar a reeleição. A mensagem foi publicada na rede Truth Social.
“É um novo dia e Joe Biden não se lembra de ter abandonado a disputa ontem! Ele está pedindo sua agenda de campanha e marcando conversas com os presidentes Xi, da China, e Putin, da Rússia, sobre o possível começo da Terceira Guerra Mundial. Biden está ‘afiado, decisivo, enérgico e pronto pra luta’!”, escreveu Trump sarcasticamente.
Em outra mensagem, publicada minutos antes, Trump acusou o Partido Democrata de ser uma ameaça à democracia, mesmo sendo alvo de acusações semelhantes após incitar seus apoiadores a invadirem o Capitólio em Washington, em 6 de janeiro de 2021.
“Os democratas escolhem um candidato, o Desonesto Joe Biden, ele perde feio o debate, depois entra em pânico, comete erro atrás de erro, é avisado de que não poderá vencer, e decidem que vão escolher outro candidato, provavelmente [Kamala] Harris — Inédito! Essas pessoas são a verdadeira AMEAÇA PARA A DEMOCRACIA”, postou Trump.
A narrativa de Trump omite que o próprio Biden anunciou a desistência de concorrer ao segundo mandato. A acusação de ameaçar a democracia é repetida por Trump diversas vezes em sua conta na Truth Social.
Biden apoia Kamala Harris
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (21) que desistiu de concorrer à reeleição e declarou apoio à vice-presidente Kamala Harris para liderar a chapa democrata. Em um comunicado publicado no X, Biden afirmou que cumprirá seu mandato até janeiro de 2025.
“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, escreveu Biden.
Logo após a desistência de Biden, Trump comentou em sua conta no Truth Social que Biden “não estava apto para concorrer à presidência”.
O ex-presidente Barack Obama também se manifestou sobre o caso. Em um comunicado publicado na plataforma Medium, o democrata classificou Biden como “um patriota da mais alta ordem”. Biden foi vice-presidente na gestão Obama entre 2009 e 2017.
A desistência de Biden ocorre após pressões do partido e de parte do eleitorado democrata. A crise em sua campanha começou no fim de junho, quando teve um mau desempenho em um debate contra Trump, levantando questionamentos sobre sua capacidade cognitiva.