CoronaDestaquesGeralPonta Grossa

UEPG planeja aumentar capacidade de testagem para Covid-19

Foto: Aline Jasper

 

Ponta Grossa e região terão mais um aliado no atendimento a pacientes com suspeita de infecção pela Covid-19. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) planeja aumentar a capacidade de testes com método RT-PCR, para detecção do Coronavírus. O trabalho será feito no Laboratório de Diagnóstico Molecular, pertencente ao Laboratório Universitário de Análises Clínicas. Atualmente, a instituição tem capacidade de realizar cerca de 60 testes diários, para atendimento da comunidade acadêmica e do Hospital Universitário (HU). Com a expansão, a expectativa é realizar 100 testes ao dia e até três mil por mês, para atender também moradores dos municípios pertencentes à 3ª Regional de Saúde.

As testagens do Laboratório serão expandidas graças a um robô extrator de ácidos nucleicos, que faz a extração de RNA viral, primeira fase de três testes. As outras duas fases compreendem o preparo dos reagentes de RT-PCR e a amplificação e leitura. Para a correta conservação do material, o Laboratório também contará com um ultrafreezer de -80°C. Ambos os equipamentos ainda estão em fase de tratativas com órgãos estaduais.

O projeto de expansão de testes faz parte do plano estadual da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Secretaria de Saúde do Paraná. “Porém, a UEPG já possui protocolo para testagens RT-PCR desde março de 2020. Apenas adequamos nosso laboratório para seguir as regras de segurança da Vigilância Sanitária”, explica Giovani Favero, pró-reitor da Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade.

Para a adequação do Laboratório, foi realizado um projeto arquitetônico seguindo todas as resoluções da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde. O local é separado em duas salas, para conter o risco de contaminação e duas antecâmaras de paramentação. Também foram implantados exaustores, que deixam o ar limpo e impedem a saída de qualquer partícula contaminante.

De acordo com o coordenador do laboratório, Bruno Ribeiro Cruz, o trabalho de adequação foi feito por quatro bolsistas, que auxiliaram na elaboração dos procedimentos padrões, documentações, metodologia do diagnóstico e toda validação junto a órgãos competentes. “Estamos finalizando as validações e aguardando o relatório da Vigilância Sanitária, que vai lavrar a licença necessária para ficarmos homologados junto ao Laboratório Central do Paraná (Lacen)”.

Com os novos equipamentos, além dos testes para detecção da Covid-19, o Laboratório também terá capacidade de fazer exames para detecção de outros vírus, como Hepatites, HIV, Câncer e Leucemias. “Esses equipamentos cedidos darão muito mais segurança para o laboratório e também ajudarão a dar mais qualidade com a padronização dos testes realizados”, finaliza Bruno.

O que é RT-PCR

Traduzido do inglês, significa transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase.  Usado desde 1983, é um método laboratorial usado para medir a quantidade de RNA específico, onde sequências do DNA podem ser ampliadas de milhares a um milhão de vezes. Os testes de RT-PCR são altamente sensíveis na detecção de vírus em uma amostra. O método de coleta consiste na utilização de swabs, um tipo de cotonete, na nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta). O método deve ser realizado por um profissional da saúde, pois é preciso saber a fase da doença para coleta da análise, para não correr o risco de resultar em um falso negativo.

Informações – Assessoria 

Comentários
Posts relacionados
CidadesPonta Grossa

Vídeo: Motoristas são pegos de surpresa e carros ‘voam’ em nova lombada de PG

  Vários motoristas que passaram pela avenida Dom Geraldo Pellanda, nas proximidades da fábrica da BRF (antiga Sadia), nesta terça-feira (11), foram… Compartilhe isso:TwitterFacebook
DestaquesPolíticaPonta Grossa

Audiência de amanhã define rumo do transporte coletivo em PG

  A Viação Campos Gerais comunicou o Tribunal Regional do Trabalho que o Sintropas, sindicato que representa a categoria de trabalhadores da… Compartilhe isso:TwitterFacebook
DestaquesEducaçãoPonta Grossa

PG define data para volta às aulas presenciais na rede municipal

Dando sequência ao plano de retorno gradativo às atividades presenciais em Ponta Grossa, os alunos cujas famílias optaram pelo sistema híbrido de… Compartilhe isso:TwitterFacebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat online
1
Olá. Posso ajudar?
tudo bem ?
Fique a vontade para mandar mensagem :)
faça parte do nosso grupo do Whatsapp