DestaquesGeralParaná

Escolas do Paraná poderão fazer distribuição gratuita de absorventes

 

A Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, presidida pelo deputado Dr. Batista (DEM), aprovou, em reunião na manhã desta terça-feira (29), parecer favorável ao projeto de lei 944/2019 para distribuição gratuita de absorventes higiênicos nas escolas públicas e Unidades Básicas de Saúde paranaenses. A proposta é assinada pelos deputados: Boca Aberta Junior (PROS), Cristina Silvestri (CDN), Mabel Canto (PSC), Mara Lima (PSC), Luciana Rafagnin (PT), Goura (PDT) e Luiz Claudio Romanelli (PSB).

O objetivo é fornecer os itens de higiene íntima às adolescentes e adultas em situação de vulnerabilidade, que não tenham condições financeiras de comprá-los. De acordo com a justificativa do projeto, a falta de absorventes adequados acarreta em ausências das alunas às aulas, “média de 25 dias por ano, com óbvias consequências para o processo educacional”.

A proposta segue para análise da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher antes de seguir para votação pelo plenário.

Demais projetos -Foi aprovado também o projeto de lei (697/2019) que garante o transporte intermunicipal de cadáveres por funerárias registradas. A proposta do deputado Anibelli Neto (MDB) é um alento aos que desejem sepultar seus familiares em município diferente ao que ocorreu o falecimento.

Aprovado ainda o projeto 521/2019, do deputado Michele Caputo (PSDB), que cria a política estadual de apoio e qualificação dos hospitais públicos e filantrópicos do Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná. Segundo Caputo, como programa estadual, a ação “estruturou a urgências e emergências, possibilitou obras e equipou hospitais, com metas que ampliaram a cobertura da rede hospitalar no Paraná”.

Foi aprovado o projeto 267/2019, do deputado Anibelli Neto, que garante atendimento prioritário aos portadores de fibromialgia. De acordo com a proposta, os locais públicos e privados que já oferecem assentos exclusivos a idosos, gestantes, lactantes e deficientes físicos, deverão incluir neste rol as pessoas que têm fibromialgia, devidamente identificadas.

Do deputado Gilberto Ribeiro (PP), foi aprovado parecer favorável ao projeto 872/2019, que institui a Semana Estadual do Rim, do Combate à Insuficiência Renal Crônica e do Doente Transplantado. E do deputado Anibelli Neto, foi aprovado também o projeto 371/2020 que institui o Dia Estadual de Conscientização Sobre a Síndrome de Tourete.

Todas as propostas seguem em tramitação na Assembleia Legislativa para que sejam votadas em plenário.

Participaram da reunião, o presidente da Comissão de Saúde Pública, deputado Dr. Batista (DEM), e os deputados Michele Caputo (PSDB); Arilson Chiorato (PT); Cristina Silvestri (CDN); Evandro Araújo (PSC); e Marcio Pacheco (PDT).

Posts relacionados
DestaquesPonta Grossa

Família de PG que teve casa completamente destruída por incêndio pede doações

Uma família que teve a casa totalmente destruída por um incêndio no dia 28 de julho está pedindo por doações. Um curto… Compartilhe isso:Facebook
DestaquesPolicialPonta Grossa

Vídeo: Moradores reclamam de agua 'podre' nas torneiras do Costa Rica

Uma moradora do bairro Costa Rica entrou em contato com nossa equipe, na tarde de hoje (03), para fazer uma reclamação sobre… Compartilhe isso:Facebook
DestaquesPolíticaPonta Grossa

Ex-presidente diz que “não sabia” e alega surpresa sobre desvios na Prolar

Depois de três datas alteradas e rumores sobre pedido de habeas curpus, para que pudesse se manter calado durante o depoimento, o… Compartilhe isso:Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat online
1
Olá. Posso ajudar?
tudo bem ?
Fique a vontade para mandar mensagem :)
faça parte do nosso grupo do Whatsapp