A 52ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata), organizada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), teve início na quinta-feira (7), com uma noite de abertura que trouxe ao palco do Cine-Teatro Ópera o espetáculo “A Iluminada”, com Heloísa Périssé. O evento também marcou a estreia de “Rádio Comida”, parte da Mostra Teatro de Boteco, no Engenho 227.
O reitor em exercício, professor Ivo Mottin Demiate, destacou a diversidade na programação deste ano. “A cada ano, o Fenata tem uma nova roupagem, como se ele mesmo fosse um personagem que circula pelos cenários da cidade, encenando dramas e comédias que nos impactam, emocionam e nos fazem rir”, declarou. “O Festival Nacional de Teatro está de volta com ares de Brasil. A organização contemplou todas as regiões país na programação”, acrescentou, salientando que o evento levará as manifestações culturais a diversos espaços da cidade.
Com mais de 300 artistas e mais de 30 grupos de todas as regiões do Brasil, o Fenata 2024 já é marcado pela adesão recorde e contará com 111 apresentações, das quais 104 são gratuitas. Neste ano, o festival ocupará 90 locais em Ponta Grossa, como praças, parques, escolas, museus e bares, incluindo apresentações em escolas e instituições públicas, iniciadas na última terça-feira (5).
A expectativa era grande para o retorno do Fenata, como mencionou o diretor de Assuntos Culturais da UEPG, professor Nelson Silva Júnior. “A expectativa foi grande, justamente por se tratar de um grande Festival, com cinco décadas de história e que se reinventa a cada ano”. Ele destacou ainda a importância das inovações na edição e a presença de grupos de todas as regiões do Brasil, reforçando a proposta de representar as “brasilidades” no festival.
Com informações: Assessoria | Foto: Aline Jasper
4xpusd