O Ministério da Educação (MEC) informou que os estudantes do ensino médio matriculados na rede pública poderão consultar, a partir da próxima quarta-feira (20), se estão contemplados pelo Programa Pé-de-Meia. Este programa é uma espécie de poupança do ensino médio, e a informação estará disponível no aplicativo gratuito Jornada do Estudante a partir dessa data.
O Programa Pé-de-Meia do MEC consiste em um incentivo financeiro-educacional concedido aos alunos do ensino médio público, com base em critérios como frequência e desempenho escolar. O valor do benefício é depositado em contas digitais abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal, em nome dos próprios estudantes.
No aplicativo Jornada do Estudante, os alunos poderão encontrar informações detalhadas sobre o programa, incluindo parcelas de matrícula, calendário de pagamento, identificação de competência da parcela e valor, além de informações bancárias onde o valor foi depositado. Em caso de rejeição do pagamento, o aplicativo fornecerá o motivo da rejeição e orientações para solução.
Além disso, os estudantes poderão consultar registros de frequência e conclusão, enviados pela rede pública de ensino médio ao MEC, canais de atendimento do programa, informações sobre a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o status de pagamentos (rejeitados ou aprovados).
Essa iniciativa do MEC visa oferecer transparência e facilidade de acesso às informações sobre o Programa Pé-de-Meia, proporcionando aos estudantes uma forma mais prática de acompanhar seu benefício e garantir seu acesso ao incentivo financeiro-educacional.
Com imagem e informações: Agência Brasil