O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quinta-feira (20) a retirada das tarifas de exportação sobre produtos brasileiros, incluindo itens como café, carne e madeira, que anteriormente eram taxados em até 40%.
Em uma ordem executiva, Trump afirmou que a decisão foi tomada após conversa telefônica com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em 26 de outubro, os dois líderes se reuniram na Malásia e qualificaram o encontro como “ótimo e satisfatório”.
“Eles podem oferecer muito, nós podemos oferecer muito. E isso é bom para os dois países”, declarou Trump.
A medida deve beneficiar principalmente setores do agronegócio e da indústria florestal, que vinham sendo impactados pelas tarifas aplicadas desde 1º de agosto, quando os EUA impuseram taxas de 50% sobre diversas exportações brasileiras.
Apesar da decisão de isentar centenas de produtos, a lista abrange cerca de 700 itens de setores estratégicos como agronegócio, mineração, florestal, automotivo e aviação, mantendo, portanto, algumas restrições para outros produtos.
A expectativa é que a medida fortaleça o comércio bilateral e aumente os embarques de produtos brasileiros aos Estados Unidos nos próximos meses.





