EUA impõe sanções contra presidente da Colômbia, Gustavo Petro 
Mundo

EUA impõe sanções contra presidente da Colômbia, Gustavo Petro 

24/10/2025 | 19:08 Por Redação MZ

Nesta sexta-feira (24), o Governo dos Estados Unidos (EUA), anunciou sanções econômicas contra o presidente da Colômbia, Gustavo Petro; a primeira-dama Verónica Alcocer, o filho Nicolás Petro e o ministro do Interior, Armando Benedetti. Os nomes foram incluídos na lista de pessoas e entidades bloqueadas do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), órgão ligado ao Departamento do Tesouro americano.

Assim, todos os ativos e interesses financeiros dos sancionados localizados em território americano ou sob controle de empresas e cidadãos dos EUA ficam congelados.

Segundo o secretário do Tesouro, Scott Bessent, a decisão se baseia na participação do presidente Petro “em atividades ligadas ao tráfico global de drogas ilícitas”. Ele afirmou que, desde 2022, “a produção de cocaína na Colômbia atingiu o ritmo mais rápido em décadas, inundando os Estados Unidos e envenenando os norte-americanos”

A Casa Branca sustentou que o governo colombiano teria favorecido o avanço de cartéis e falhado em conter o narcotráfico.

 

Informações: Portal Léo Dias