O jornalista Evaristo Costa, ex-Globo, de 48 anos, compartilhou que sua batalha contra a doença de Crohn, diagnosticada em 2021, também provocou uveíte, uma inflamação nos olhos que pode causar cegueira temporária.
Evaristo está voltando à Inglaterra para continuar o tratamento com um especialista, na busca por um medicamento que atenda ambas as condições. “Por causa do Crohn eu tenho uveíte também, que é uma inflamação nos olhos. Eu perco a visão 100% quando tô em crise. A injeção que a gente vai encontrar é pra esses dois tipos. Vai curar ou estabilizar meu Crohn ou impedir que eu tenha uveíte”, explicou ele durante o PodCringe.
Apesar de o Crohn não ter cura, Evaristo ressaltou que o tratamento varia de pessoa para pessoa. “Meu caminho de Crohn é diferente de outras pessoas. Tem alimento que não faz mal pra uma pessoa. Tem gente que está com Crohn estabilizado já, cada um tem um caminho. Meu caminho é cuidar da minha alimentação”, afirmou.
Além de lidar com a perda de peso severa, Evaristo desabafou sobre sua saúde debilitada. “Eu me sinto definhando, é como eu defino para o médico. Todos os dias eu me sinto definhando. Perco meio quilo por dia… A alimentação não para dentro de mim, então não pego os nutrientes ideias e estou sempre com a imunidade baixa”, lamentou.
Com informações: Portal Rádio Itatiaia