
Segurança deveria ser realizada pela Guarda Municipal
Nos últimos meses Ponta Grossa registrou mais de 210 casos de depredação, furto e invasão de prédios públicos. Tal levantamento foi realizado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública.
De acordo com os dados obtidos apenas em 2021 foram registrados 35 ocorrências, sendo 16 situações de furto e o as 12 restantes de danos e vandalismo ao patrimônio público.
Dentre os casos temos furto de fiação elétrica da Arena Multiuso e furto de bateria de veículo da FASFPG.
A falta segurança em locais públicos é clara, haja visto que uma das funções principais da Guarda Civil Municipal de acordo com o artigo 144 § 8º da CRFB/88 é a proteção de bens, serviços e instalações do Governo Municipal. Levando em consideração tal finalidade de GM, compreendemos que o serviço não está funcionando como deveria.
Os prédios públicos deveriam receber com maior frequência rondas das equipes da GCM, pois estes prédios e espaços públicos são mantidos com o dinheiro do povo. Caso o efetivo da Guarda não fosse o suficiente para cumprir a regra básica da criação das Guardas Civis Municipais, a Prefeitura deveria investir em segurança eletrônica, como câmeras e alarmes em todos os prédios e espaços públicos, visando auxiliar a Guarda no monitoramento e segurança dos bens e locais pertencentes ao Governo Municipal.
Nossa equipe tentou contato com a assessoria de imprensa do órgão, para repassar os dados de quantos indivíduos a Guarda Civil Municipal apreendeu, identificou e responsabilizou pelos furtos e vandalismos nos prédios públicos da cidade de Ponta Grossa, assim sendo para o fechamento da matéria aguardamos o prazo de 24hrs para o recebimento das informações. Infelizmente não obtivemos retorno dos dados solicitados.