Aos 95 anos, Fernanda Montenegro alcança um marco histórico em sua carreira: a atriz agora faz parte do Guinness Book, o Livro dos Recordes, por uma apresentação que atraiu 15 mil pessoas no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Ela, que já possui uma vasta coleção de prêmios e uma indicação ao Oscar por “Central do Brasil”, compartilhou a novidade com entusiasmo em suas redes sociais, na noite de quarta-feira (13).
“Fui agraciada, esta noite, com a notícia do recorde mundial (Guinness World Records) de maior público em leitura filosófica, pela apresentação de Simone de Beauvoir (1908-1986) no Parque do Ibirapuera, no dia 18 de agosto de 2024, onde estiveram presentes 15 mil pessoas”, comentou Montenegro em um vídeo.
Emocionada, a atriz aparece no vídeo exibindo o certificado do Guinness e recebendo aplausos calorosos da plateia. Em seu discurso, ela refletiu sobre o valor da cultura e do teatro no Brasil. “Milagres acontecem. A nossa cultura é o nosso país. A cultura teatral é o homem através dos milênios, em qualquer lugar do mundo”, afirmou.
Montenegro também falou sobre o desafio de realizar uma leitura tão intensa para um público tão grande. “Isso acontece em mais algum lugar do mundo? Só falando pra 15 mil pessoas, só trazendo ideias – nada fáceis de serem absorvidas – e ninguém vai embora,” disse, enaltecendo o momento. Ao final, agradeceu emocionada: “Muito obrigada! Na minha vida esse momento não vai se repetir, então, por mais que eu agradeça, existe, sem dúvida nenhuma, a pontuação realizada de uma vocação. Muito obrigada”.
Em paralelo, Fernanda Montenegro faz uma participação especial no filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e lançado em 7 de novembro. O longa, que foi selecionado para representar o Brasil no Oscar 2025, traz Montenegro interpretando a versão idosa da protagonista Eunice Paiva, vivida por sua filha, Fernanda Torres.
Com informações: Portal Rádio Itatiaia| Foto: Reprodução/ Redes sociais