O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, promulgou nesta quarta-feira (24) um projeto de lei que proíbe o uso do TikTok no país. Esta medida, aprovada pelo Congresso americano, faz parte de um amplo pacote de ajuda de US$ 95 bilhões destinado à Ucrânia, Israel e Taiwan, aliados dos EUA.
A legislação foi aprovada por 79 votos a 18 no Congresso e determina que a ByteDance, empresa proprietária do aplicativo, deve vender a plataforma de mídia social. A sanção presidencial estabelece um prazo de 270 dias para a venda do TikTok para uma empresa não chinesa. Caso contrário, o acesso ao aplicativo será bloqueado nos Estados Unidos.
Em resposta, o TikTok lamentou a decisão, expressando preocupação com a interferência na liberdade de expressão e o impacto econômico da proibição. A empresa destacou que a medida afetaria milhões de americanos e empresas, além de prejudicar a economia do país.
A nova lei também estabelece penalidades para lojas de aplicativos, como a App Store (iOS) e o Google Play (Android), caso distribuam ou atualizem o TikTok. Além disso, os provedores de internet serão responsáveis por bloquear o acesso ao TikTok na web.
Com informações: Metrópoles