Fotógrafo autor de imagem polêmica de Alexandre de Moraes deixa o Estadão
Brasil Vitrine

Fotógrafo autor de imagem polêmica de Alexandre de Moraes deixa o Estadão

08/08/2025 | 09:28 Por redacao mz

O fotojornalista Alex Silva, responsável pelo registro que mostra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes fazendo um gesto obsceno após ser alvo de sanções dos Estados Unidos, não faz mais parte da equipe do jornal O Estado de S. Paulo.

A imagem, feita no dia 30 de julho na Neo Química Arena, durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras, flagrou o ministro — torcedor corinthiano — no camarote, erguendo o dedo médio em direção ao campo. O episódio ocorreu poucas horas depois de Moraes ser incluído pelos EUA na Lei Magnitsky, que prevê punições econômicas a indivíduos acusados de violar direitos humanos ou se envolver em esquemas de corrupção.

O Estadão negou qualquer relação entre a demissão e a foto. Em nota, o veículo afirmou que o desligamento já estava programado, como parte de um processo de redução na editoria de Fotografia, “seguindo critérios exclusivamente administrativos”.

O jornal destacou ainda que a imagem foi considerada de alto valor jornalístico, recebendo destaque tanto na versão digital — permanecendo por mais de 24 horas na página inicial — quanto na edição impressa. Também foi publicada por diversos outros veículos por meio do serviço Estadão Conteúdo.

Segundo a empresa, o contexto da foto foi explicado em reportagem própria, e colunistas repercutiram o registro em textos e vídeos. “O Estadão jamais abrirá mão de seu compromisso histórico com a liberdade de expressão e os mais altos padrões de independência editorial”, concluiu a nota.