Após o falecimento da japonesa Tomiko Itooka em 29 de dezembro do ano passado, a freira brasileira Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, assumiu o título de pessoa mais velha do mundo. O ranking é mantido pela entidade LongeviQuest. Inah, que já era reconhecida como a mais longeva da América Latina e do Brasil, agora é acompanhada pelo brasileiro João Marinho Neto, de 112 anos, que detém o título de homem mais velho do mundo.
Nascida em 8 de junho de 1908, na cidade de São Francisco de Assis, Rio Grande do Sul, Inah é filha de João Antônio Lucas e Mariana Canabarro Lucas. Embora ela tenha declarado ter nascido em 27 de maio de 1908, pesquisas indicam que sua data de nascimento correta é 11 dias depois, segundo o LongeviQuest.
Desde criança, Inah enfrentou dificuldades com sua saúde devido à sua magreza, tanto que muitos duvidavam que ela sobreviveria. Descendente do General David Canabarro, Inah perdeu o pai em combate em 1923. Atualmente, ela reside na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre, onde desfruta de sua rotina. Apaixonada por futebol, ela é torcedora fervorosa do Internacional, equipe que ela escolheu por representar todas as classes sociais.
Inah iniciou sua vida religiosa aos 16 anos, estudando no internato Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento. Foi batizada em 21 de abril de 1926 e, aos 21 anos, mudou-se para Montevidéu, Uruguai, onde foi confirmada na Igreja Católica.