Funcionários e ex-funcionários da Caixa são alvos de operação da PF
Brasil

Funcionários e ex-funcionários da Caixa são alvos de operação da PF

13/08/2025 | 14:32 Por Redação MZ

Eles são acusados de fraudes de R$ 3 milhões contra o INSS

Na manhã desta quarta-feira (11) a Polícia Federal (PF) realizou a Operação Recupera, para combater uma organização criminosa especializada em fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Entre os integrantes da quadrilha, as investigações identificaram funcionários e ex-funcionários da Caixa.

A PF informou que as fraudes começaram, em 2018, com a concessão indevida de benefícios assistenciais e previdenciários por meio da inserção de dados falsos nos sistemas informatizados do banco.

Os investigados se valiam de seus acessos para viabilizar as fraudes.

Segundo as investigações, eles realizaram comprovações de vida fraudulentas de pessoas fictícias ou já falecidas, emitiam segundas vias de cartões de beneficiários inexistentes e autorizavam pagamentos irregulares.

Além disso, os fraudadores utilizaram documentos adulterados para habilitar benefícios e atuavam sincronizadamente na inserção de dados falsos no sistema informatizado da Caixa.

Os investigados poderão responder pela prática dos crimes de organização criminosa e peculato eletrônico.

Segundo a PF, as ações “prosseguem para identificar outros envolvidos, desarticular o esquema criminoso e recuperar os ativos desviados”.

Informações: Agência Brasil