O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou que a partir de janeiro de 2024, os beneficiários do Bolsa Família que tiverem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o Cadastro Único (CadÚnico) irregulares, terão o pagamento do benefício bloqueado.
O bloqueio do pagamento do Bolsa Família não será somente devido as inconsistências dos dados do CPF do titular, mas também de qualquer integrante da família cadastrado no benefício.
A família que tiver problemas com a documentação, deve regularizar em até seis meses para que o pagamento do benefício seja retomado.
A iniciativa do bloqueio faz parte do aperfeiçoamento na gestão do Bolsa Família.
Como saber se os beneficiários tem irregularidades no CPF e/ou CadÚnico?
Os Usuários que recebem o Bolsa Família podem verificar a situação do CPF edo Bolsa Família por meio do Disque Social (121).
Os principais casos de problemas na documentação dão o cancelamento do CPF junto à Receita Federal ou diferenças de titularidade no CadÚnico.
Os usuário podem também entrar no site do órgão, clicar na opção “Meu CPF” e escolher o tópico “Atualizar CPF”. Se o documento estiver suspenso, o usuário deve regularizar na parte “Pedido de Regularização de CPF” no portal da Receita.
informações de Metrópolis