Governo federal cria ministério para apoiar reconstrução do RS
Brasil Política

Governo federal cria ministério para apoiar reconstrução do RS

15/05/2024 | 22:45 Por Eduarda Malucelli Modificado em 15, maio, 2024 7:32

Foi assinado nesta quarta-feira(15) o documento que confere a criação da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. A nova pasta, com status de ministério, será liderada por Paulo Pimenta, que deixou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) para coordenar os esforços de recuperação do estado, afetado pela maior catástrofe climática de sua história, com chuvas e enchentes que já resultaram na morte de 149 pessoas e deixaram mais de 800 mil desabrigados.

O ato foi celebrado em um evento público em São Leopoldo do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. Durante o evento, também foi anunciado o pagamento de um benefício de R$ 5,1 mil para as famílias afetadas pelas enchentes, além de um programa de reconstrução e doação de novas moradias populares.

Em seu discurso de posse, Paulo Pimenta ressaltou que a missão da nova pasta será articular e apoiar o trabalho do governo do estado e das prefeituras. Ele enfatizou o papel do ministério em facilitar o trabalho e acelerar a recuperação das áreas atingidas.

Pimenta reconheceu o apoio do governo federal ao estado, destacando o resgate de mais de 80 mil pessoas nos últimos dias e agradecendo o engajamento das forças de segurança e dos voluntários. Até o momento, cerca de 75 municípios já receberam recursos federais em ajuda humanitária, e mais de R$ 100 milhões foram destinados para ações de resgate e acolhimento das vítimas.

Ele encerrou seu discurso expressando pesar pelas vidas perdidas e mencionou as 150 pessoas ainda desaparecidas. O ministro classificou as medidas anunciadas pelo governo federal como o maior plano de apoio a uma situação de catástrofe na história do país.

Com informações: Agência Brasil

10 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!