GREVE: Servidores federais de educação param em 360 unidades de ensino
Brasil Educação Geral

GREVE: Servidores federais de educação param em 360 unidades de ensino

05/04/2024 | 16:30 Por Redação

Servidores federais de educação decidiram entrar em greve em 360 unidades de ensino em todo o país, conforme informou o Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). O movimento, que está em seu terceiro dia, conta com a participação de profissionais técnicos-administrativos e docentes em pelo menos 23 estados, superando a expectativa inicial do sindicato, que previa a adesão de 230 unidades de ensino.

As reivindicações dos servidores incluem uma recomposição salarial que varia de 22,71% a 34,32%, dependendo da categoria, bem como a reestruturação das carreiras técnico-administrativas e docentes. Além disso, eles pedem a revogação de normas que prejudicam a educação federal aprovadas em governos anteriores e a recomposição do orçamento, juntamente com o reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

A greve, aprovada em assembleias realizadas desde 18 de março, será nacional e por tempo indeterminado, conforme comunicado protocolado junto aos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Defesa e da Educação, além do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O Ministério da Gestão informou que, em 2023, concedeu um reajuste linear de 9% para todos os servidores federais, além de um aumento de 43,6% no auxílio-alimentação, resultado de negociações com entidades representativas. No entanto, os servidores argumentam que as medidas adotadas não atendem plenamente às suas demandas, e o diálogo entre as partes continua.

 

Com informações: Agência Brasil

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!