DestaquesPonta Grossa

Mais de 400 empresários pedem reabertura do comércio em PG

Foto: Kauana Neitzel

 

Um grupo com mais de 400 empresários de Ponta Grossa publicaram, nesta sexta-feira (19), um manifesto coletivo pedindo a reabertura do comércio, sem as limitações impostas pelo lockdown. As restrições foram determinadas na última terça-feira (16), pela prefeita Elizabeth Schmidt, com o início ontem (18) e segue até o próximo dia 29.

O grupo busca uma unidade de posicionamento e de enfrentamento, capaz de ancorar a todos e ressalta que “esse não é um documento político ou partidário”. Eles pedem a reabertura do comércio sem restrição de dias e horários.

Confira na íntegra o manifesto:

Primeiramente, importa destacar que esse não é um documento político ou partidário. Somos um grupo de cerca de 400 empresários de Ponta Grossa-PR, que neste momento de ameaça à atividade laborativa se organizou com uma pauta única: a reabertura do comércio já, sem restrições de dias e horários. Buscamos uma unidade de posicionamento e de enfrentamento, capaz de ancorar a todos.

Todos nós sabemos a magnitude da crise que enfrentamos. Temos pais, filhos e amigos. Não minimizamos as mortes ou o colapso do nosso sistema de saúde, mas pleiteamos nosso direito de trabalhar, de gerar de riquezas, de manter empregos e colocar comida na mesa (nossa e dos tantos que de nós dependem).

Nossa atividade é a que mais emprega e gera renda em nossa cidade. Com o pequeno e médio empresário sendo reiteradamente prejudicado, não somos capazes de gerar ou sequer manter esses empregos. O lockdown (se é que se pode chamar assim) está gerando fome, pobreza, doenças e miséria. Restou comprovado que o comércio, com a adoção de todas as medidas de prevenção e cuidado que estão sendo seguidas, não gera o aumento ou a propagação dos casos (até porque, com o escasso movimento e a falta de recursos da população em geral, sequer há como se falar em aglomerações e/ou concentração de pessoas nas ruas).

Não existe nenhum conflito entre a continuidade de nossa atividade e a prevenção ou tratamento dos casos de COVID-19. O comércio – tanto da rua quanto do shopping – foi o primeiro a adotar e a divulgar o distanciamento social, a utilização de álcool em gel e máscaras e a higienização contínua do ambiente. Essa é a nova rotina de nossos atendimentos e de nosso funcionamento.

Incentivamos e buscamos o diálogo com os órgãos públicos e os nossos dirigentes, em apoio ao tratamento precoce e à necessidade de vacinação já (em âmbito nacional, estadual e municipal). Esse pleito é, portanto, pela nossa reabertura, consciente e uníssona, em busca de um caminho que mantenha o sustento de nossa população e minimize os efeitos colaterais e as cicatrizes que estamos TODOS sofrendo.

Ponta Grossa-PR, 19 de março de 2021.
___________
Unidos pelo Comércio

Portal MZ Notícia 

 

Comentários
Posts relacionados
CoronaDestaquesPonta GrossaSaúde

Ponta Grossa registra 10 mortes por Covid e 131 novos casos

A Fundação Municipal de Saúde da cidade de Ponta Grossa divulgou em boletim os números atualizados de casos Covid-19. O boletim é… Compartilhe isso:TwitterFacebook
GeralPonta Grossa

PG inicia vacinação contra Gripe H1N1

Comentários Compartilhe isso:TwitterFacebook
PolicialPonta Grossa

Motociclista fica ferido em colisão na região do Nova Russia

A Colisão ocorreu no cruzamento das ruas Rio de Janeiro e Mauricio de Nassau Comentários Compartilhe isso:TwitterFacebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat online
1
Olá. Posso ajudar?
tudo bem ?
Fique a vontade para mandar mensagem :)
faça parte do nosso grupo do Whatsapp