CoronaDestaquesRegião Campos Gerais

Grupo liderado por professora da UEPG prepara profissionais da saúde para urgência e emergência da Covid-19

Foto: Assessoria da Prefeitura de Piraí do Sul

 

As demandas trazidas pela COVID-19 exigem reações rápidas e soluções inovadoras no atendimento das urgências e emergências também na Atenção Primária à Saúde (APS). Algumas experiências desenvolvidas no Sistema Único de Saúde (SUS) utilizaram estratégias da educação permanente para ampliar e qualificar os atendimentos dos casos mais urgentes de COVID-19 na atenção primária e pronto atendimentos, abrangendo adequação de estrutura física, capacitação das equipes e estabelecimento de fluxos na rede assistencial.

Na manhã desta terça-feira (16) a Coordenadora do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Professora Dra. Elise, juntamente com um grupo de alunos estiveram treinando um grupo de profissionais de saúde do município de Piraí do Sul, composto por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para o atendimento de urgência e emergência a pacientes nesse momento de pandemia.

O treinamento foi realizado no auditório do Gralha Azul através de uma simulação realística com manequins e equipamentos de intubação, para aprendizagem dos primeiros-socorros dados a pacientes de urgência e emergência. Todo o equipamento necessário foi trazido pela equipe da UEPG.

Parte do treinamento dado versou sobre o uso correto de EPI – Equipamento de Proteção Individual – essencial para que os profissionais de saúde trabalhem em segurança, quando atenderem pacientes infectados pelo novo coronavírus que tem se mostrado muito contagioso.

O enfoque foi sobre a prática de ventilação mecânica, intubação e PCR (Parada cardiorrespiratória), com ressuscitação cardiopulmonar em pacientes com a COVID-19.

O treinamento aconteceu das 8h30 até as 12h30 e contou com toda a estrutura e equipamentos de proteção de uso pessoal para garantir a segurança dos participantes, neste período de pandemia.

De acordo com a professora Dra. Elise Reis, Cardiologista e coordenadora do curso de medicina da Universidade Estadual do Paraná – UEPG, “esta ação é de extrema importância, como forma de contribuir nessa época de pandemia, auxiliando na  Atenção Primária, pois os pacientes estão chegando em situações cada vez mais graves nas Unidades Básicas de Saúde, que não é o perfil, com isso vem a necessidade de atendimento da urgência, pois a partir do momento que esse paciente é socorrido se consegue ter auxílio do SAMU e o encaminhamento a uma unidade hospitalar, ganhando assim tempo, para tomar as melhores medidas.”

Para a Dra. Cristiane Ribeiro, médica da UBS Maíra Milléo Weigert, “o treinamento realizado hoje, trouxe numa abordagem teórico/prática no protocolo de manejo à COVID-19 e intubação orotraqueal foi de extrema importância para que todos nós profissionais da APS estejamos preparados para quaisquer eventualidades que possam ocorrer com nossos pacientes, garantindo uma maior eficácia no atendimento emergencial a todos pacientes com COVID 19.”

O Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, agradeceu a parceria com a Liga de Urgência e Emergência da UEPG e se comprometeu com a equipe a promover novos encontros como o de hoje. “O processo de educação continuada em saúde se torna indispensável num momento pandêmico como esse de uma doença nova como a COVID-19 e parcerias como essa só trazem benefícios a todos, principalmente pelo fato de poder ser realizada no próprio município.”

Assessoria da Prefeitura de Piraí do Sul

Comentários
Posts relacionados
DestaquesPolíticaPonta Grossa

Audiência de amanhã define rumo do transporte coletivo em PG

  A Viação Campos Gerais comunicou o Tribunal Regional do Trabalho que o Sintropas, sindicato que representa a categoria de trabalhadores da… Compartilhe isso:TwitterFacebook
DestaquesEducaçãoPonta Grossa

PG define data para volta às aulas presenciais na rede municipal

Dando sequência ao plano de retorno gradativo às atividades presenciais em Ponta Grossa, os alunos cujas famílias optaram pelo sistema híbrido de… Compartilhe isso:TwitterFacebook
CoronaDestaquesPonta Grossa

PG atinge a marca dos 36 mil infectados e registra 200 novos casos de Covid-19

Ponta Grossa registra 200* novos casos de Covid na cidade. No total são 36.024 total de casos confirmados segundo a Fundação Municipal… Compartilhe isso:TwitterFacebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat online
1
Olá. Posso ajudar?
tudo bem ?
Fique a vontade para mandar mensagem :)
faça parte do nosso grupo do Whatsapp