Uma mulher de 64 anos foi encontrada em situação de abandono e vulnerabilidade na tarde de quinta-feira (28), no bairro Colônia Dona Luíza, em Ponta Grossa. O caso foi registrado pela Guarda Civil Municipal (GCM) após denúncia de uma agente de saúde da UBS local.
Segundo a denunciante, a idosa, que realiza acompanhamento psiquiátrico, não comparecia à unidade de saúde desde dezembro de 2024 para consultas e medicações. A equipe da GCM constatou que a mulher vivia em condições de higiene e alimentação precárias, sem apoio familiar.
A sobrinha da vítima, que se identificou como responsável pelos cuidados da idosa, afirmou que visitava a tia diariamente para medicá-la e fornecer alimentação. No entanto, uma vizinha revelou que a sobrinha apenas comparecia, no máximo, duas vezes por semana, fornecendo ajuda voluntária e sem apoio financeiro.
Diante do quadro, o SAMU foi acionado e a idosa foi conduzida à UPA para atendimento médico. A sobrinha recebeu voz de prisão e foi levada à 13ª Subdivisão Policial para avaliação do delegado de plantão, sendo seus direitos constitucionais garantidos.
O caso segue sob investigação para apuração de maus-tratos e abandono de incapaz, conforme previsto no Estatuto do Idoso.