BrasilGeral

Idosos e pessoas com dificuldade de locomoção podem agendar prova de vida em casa

Foto: José Leomar

 

A medida beneficia pessoas com dificuldades de locomoção e idosos com 80 anos ou mais

 

Foi Publicado em Diário Oficial da União desta segunda-feira (5), uma portaria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prevendo que beneficiários com dificuldade de locomoção podem solicitar a realização de provas de vida em casa, pessoas com idade superior a 80 anos também podem solicitar que a prova de vida seja feita em casa.

De acordo com a Portaria 1.321, a visita favorecerá beneficiários “sem procurador ou representante legal cadastrado”. O requerimento que possibilita a comprovação de vida “por meio de pesquisa externa”, pode ser feito por terceiros, por meio da Central 135; pelo aplicativo MEU INSS; ou por meio de outros canais a serem disponibilizados pelo INSS, “sem a necessidade de cadastramento de procuração para esse fim específico ou do comparecimento do beneficiário ou interessado a uma Agência da Previdência Social – APS”.

Será necessário um atestado médico ou declaração emitida pelo profissional competente deverá ser apresentado, nos mesmos moldes dos documentos exigidos para inclusão de procuração para fins de recebimento de benefício.

Acima de 80 anos

Beneficiários com idade acima de 80 anos podem solicitar o atendimento por meio da tarefa “Solicitar Prova de Vida – Maior de 80 anos” .

“A tarefa ‘Solicitar Prova de Vida – Maior de 80 anos’ criará automaticamente a subtarefa ‘Pesquisa Externa – Prova de Vida’ – código 4953, sigla PEXPROVIDA, que também deve ser cumprida de forma emergencial e prioritária”, informa a portaria.

 

Redação Portal Mz Notícia

 

Posts relacionados
DestaquesGeral

Temperaturas amenas e céu nublado, saiba como fica a previsão do tempo para PG

Nesta terça-feira (03) a região dos Campos Gerais segue com a presença de nuvens baixas entre a tarde e a noite. Na quarta-feira,… Compartilhe isso:Facebook
BrasilDestaquesPolicial

Caso MC Kevin: Nova testemunha diz que VK incentivou o cantor a pular da varanda

Com mais de dois meses da morte polêmica de MC Kevin, que despencou da varanda de um hotel no Rio de Janeiro,… Compartilhe isso:Facebook
BrasilDestaquesEducação

MEC divulga segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, hoje (3), em seu portal, o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni),… Compartilhe isso:Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat online
1
Olá. Posso ajudar?
tudo bem ?
Fique a vontade para mandar mensagem :)
faça parte do nosso grupo do Whatsapp