A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entrou no terceiro dia nesta quinta-feira (18). O órgão afirma que a paralisação não afetou significativamente os serviços à população, mas reforça as orientações para quem precisar de determinados atendimentos.
De acordo com o INSS, mais de 100 serviços podem ser agendados através do site Meu INSS, disponível também como aplicativo para celular, ou pela central de atendimento telefônico 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Para os cidadãos que necessitam de atendimento pericial para obter auxílio-doença, o INSS recomenda o uso do Atestmed, um serviço de avaliação remota de documentos. Este sistema promete agilizar e simplificar a análise, eliminando a necessidade de perícia presencial.
Nos casos de perícia médica já agendada para benefício por incapacidade temporária, o segurado pode solicitar a conversão para o Atestmed. “Para os demais casos, a orientação é reagendar o atendimento pelo 135 ou pelo Meu INSS”, informa o instituto.
Os servidores do INSS estão em greve desde terça-feira (16), por tempo indeterminado. Suas reivindicações incluem a recomposição salarial, reestruturação e reconhecimento da carreira do Seguro Social como típica de Estado, cumprimento do acordo de greve de 2022, exigência de nível superior para ingresso de Técnico do Seguro Social, incorporação de gratificações, jornada de trabalho de 30 horas para todos, revogação de normas que determinam o fim do teletrabalho, estabelecimento de um programa de gestão de desempenho, melhores condições de trabalho, e combate ao assédio moral institucional.
Com informações: Agência Brasil Foto: Rafa Neddermeyer
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