Israel e Hamas acordam cessar-fogo e troca de reféns a partir de domingo
Mundo Vitrine

Israel e Hamas acordam cessar-fogo e troca de reféns a partir de domingo

18/01/2025 | 14:29 Por redacao mz

Em uma decisão histórica, o governo de Israel aprovou na sexta-feira (17) um acordo de cessar-fogo e troca de reféns com o Hamas. O anúncio foi feito pelo gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e entrará em vigor no domingo, 19 de janeiro de 2025.

A resolução foi aprovada após uma longa reunião de mais de seis horas com os 33 integrantes do gabinete geral do país, que votaram por maioria simples. O gabinete de segurança israelense, composto por 11 membros, também recomendou a aprovação completa da proposta.

A Suprema Corte de Israel ouvirá apelações de cidadãos que se opõem à libertação de prisioneiros palestinos, mas o processo não deve impedir o acordo de seguir em frente.

O acordo prevê um cessar-fogo inicial de seis semanas, começando neste domingo (19). As fases incluem o fim das hostilidades, a retirada das forças israelenses, a troca de reféns e prisioneiros, e a entrada de ajuda humanitária em Gaza. O primeiro dia verá a libertação de 33 reféns pelo Hamas, em troca de um número não revelado de prisioneiros palestinos.

Este acordo marcará um alívio significativo para os moradores de Gaza, que viveram sob intensos bombardeios nos últimos 15 meses. Três reféns civis israelenses devem ser libertados no primeiro dia, conforme informações de duas autoridades americanas.

O avanço do cessar-fogo pode abrir caminho para o fim da guerra em Gaza e proporcionar a tão necessária assistência humanitária à região.

com informações via CNN Brasil

207 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!