Neste ano Miguel Motta, um jovem de Jaguariaíva, que conquistou uma vaga na prestigiada Universidade Federal do Paraná (UFPR), escolhendo Geologia entre as sete aprovações que recebeu, se destacou ainda mais com sua dedicação e esforço na capital Curitiba.
Com uma personalidade extrovertida e facilidade em criar conexões, Miguel rapidamente se destacou no ambiente acadêmico. No seu primeiro ano, assumiu o cargo de diretor de comunicação do Centro Acadêmico dos Estudantes de Geologia do Paraná (CEGEP), reforçando seu papel como líder e facilitador de diálogos dentro do curso.
Seu carisma e envolvimento o levaram a um novo desafio: a presidência da Associação Atlética das Ciências da Terra da UFPR (AACT). Influenciado por amigos e pela sua habilidade em comunicação, Miguel aceitou o convite e revitalizou a atlética, que estava inativa até 2024. Atualmente, a AACT se posiciona como uma das associações de maior visibilidade dentro da UFPR e da cidade, contando com cerca de 550 integrantes da graduação e pós-graduação e alcançando uma média de 10 mil pessoas.
Um marco histórico para a AACT será a participação no CIA UFPR 2025 (Campeonato Inter Atléticas da UFPR), uma conquista inédita para o setor de Ciências da Terra, que inclui cursos como Geologia, Geografia e Engenharia Cartográfica. Miguel celebra essa novidade como um exemplo de integração e reconhecimento para sua área.
Segundo o jovem, a decisão foi motivada por seu desejo de atuar na preservação do meio ambiente e na produção agrícola.