O prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda (PL), protocolou, na tarde desta sexta-feira (25), oficialmente o pedido de transferência do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Wenceslau Braz para Jaguariaíva. A iniciativa, que busca fortalecer a representatividade regional na área da educação, também conta com o apoio dos prefeitos de Sengés, Gerson Nunes (PSD), e de Arapoti, Irani Barros (PSD), que assinaram o documento conjunto.
Segundo o chefe do executivo, os três municípios já representam a maior parte da estrutura atendida atualmente pelo Núcleo. “Estamos fazendo este pedido porque os municípios de Jaguariaíva, Arapoti e Sengés são responsáveis por 71% dos alunos e funcionários do Núcleo”, comenta o prefeito.
Com o protocolo encaminhado, a decisão agora cabe ao Governo do Estado. “Pode ser que venha ou não, mas nós estamos fazendo nossa parte, cumprindo com nossa obrigação de brigar por melhorias na educação da cidade e da região”, completou Juca.
O prefeito também lembrou que o Núcleo de Educação já esteve sediado em Jaguariaíva até o ano de 2003. “Então ele já era da cidade, agora nós estamos pleiteando ele de volta”, afirmou. Agora, os colégios estaduais instalados no município são subordinados ao NRE de Wenceslau Braz.
A movimentação mais recente em torno do tema ocorreu em 8 de abril, quando Juca Sloboda participou de uma reunião com o secretário estadual de Educação, Roni Miranda. Na ocasião, Juca disse que a cidade é merecedora, de polo maior da região, que congrega o maior número de alunos e habitantes.
Ele ainda destacou o envolvimento da iniciativa privada no desenvolvimento educacional local, afirmando que algumas empresas têm contribuído com o setor por meio de convênios. Essa parceria, segundo ele, fortalece ainda mais o argumento de que Jaguariaíva está preparada para receber novamente o Núcleo.