PUBLICIDADE

Jaguariaíva
18º,28º

Jaguariaíva

Ouça agora:

Jaguariaíva
18º, 28º

Ouça agora:

Paraná lidera desburocratização e tem o menor tempo de abertura de empresas do Brasil

Compartilhe:

O Paraná se consolida como o estado menos burocrático do Brasil para quem deseja abrir uma empresa. Em julho de 2025, o tempo médio para formalizar um novo negócio no estado caiu para apenas 7 horas e 52 minutos, o menor já registrado desde o início da série histórica. O número representa uma redução significativa em relação à média nacional do mesmo mês, que foi de 1 dia e 6 horas (30 horas) — ou seja, 23 horas mais lenta que o desempenho paranaense.

 

O avanço reflete uma política contínua de desburocratização implantada nos últimos anos. Desde fevereiro de 2022, o Paraná mantém a média de abertura de empresas abaixo de 24 horas. O ritmo de melhora foi constante: em julho de 2023, o tempo era de 12 horas; em janeiro de 2024, já havia caído para 9 horas; e em fevereiro deste ano, chegou a 8 horas.

 

De acordo com dados da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), o Paraná lidera entre as grandes economias do país. Em julho de 2025, a Bahia foi o estado que mais se aproximou, com média de 11 horas e 34 minutos. Já São Paulo teve um dos piores desempenhos entre os grandes estados, com 53 horas e 25 minutos para abrir uma empresa — 46 horas a mais que o Paraná. Minas Gerais registrou 29 horas e 21 minutos no mesmo período.

 

Na região Sul, o Paraná também lidera. Santa Catarina levou 18 horas e 24 minutos para concluir o processo, e o Rio Grande do Sul, 19 horas e 18 minutos. Já os piores desempenhos nacionais foram registrados no Pará (73 horas e 39 minutos) e em Mato Grosso (32 horas e 1 minuto).

 

Avanços em outros indicadores

 

Outros indicadores confirmam a melhora do ambiente de negócios no estado. O tempo total de viabilidade, que considera a análise do nome empresarial e do endereço, caiu de 6 horas e 41 minutos em junho para 6 horas e 29 minutos em julho, fazendo o Paraná subir da 6ª para a 3ª posição no ranking nacional.

 

Já o tempo de registro nas Juntas Comerciais também teve melhora, com redução de um minuto, elevando o estado do 5º para o 3º lugar nacional neste critério.

 

Outro dado importante é o Tempo Médio de Registro, que representa o tempo de análise do processo desde sua disponibilização até o deferimento. Em julho, o Paraná registrou 1 hora e 21 minutos, ocupando também a 3ª colocação entre todos os estados brasileiros. No mês anterior, estava em 4º lugar.

 

Os dados completos estão disponíveis no portal da RedeSim: https://estatistica.redesim.gov.br/tempos-abertura

 

Liberdade econômica e baixo risco

 

Em paralelo, o Governo do Paraná anunciou no fim de julho uma ampliação no número de atividades classificadas como de Baixo Risco, dentro da política de liberdade econômica. O número passou de 771 para 975 atividades, que agora têm facilidades para abertura e operação, sem a necessidade de alvarás e licenças de órgãos como o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Instituto Água e Terra, Agência de Defesa Agropecuária, além da Polícia Civil, que passou a integrar a lista.

 

Com essa ampliação, o Paraná avança ainda mais no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, tendo saído da 27ª posição em 2023 para a 2ª colocação em 2024. A expectativa é que, com a revisão mais recente, o estado alcance a liderança nacional em número de atividades econômicas dispensadas de licenças para funcionamento.

 

Ambiente favorável ao empreendedor

 

O conjunto de medidas reforça o ambiente favorável ao empreendedorismo e à atração de investimentos no Paraná. A agilidade nos trâmites de abertura, aliada à redução da burocracia e a um ambiente de negócios mais moderno e digital, posiciona o estado como referência em gestão pública e liberdade econômica no Brasil.

 

Além disso, o governo estadual já anunciou uma redução de 45% na alíquota do IPVA para 2026, o que deve tornar o Paraná o estado com o menor imposto sobre veículos do país, ampliando ainda mais a competitividade e o apelo para novos investimentos.

tags:

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dois atentados deixam 18 mortos e mais de 60 feridos na Colômbia
Frente fria traz risco de temporais e mudança brusca no tempo no Paraná
CBF pede desculpas à CONMEBOL após nota sobre casos de violência na Copa Sul-Americana
Caminhoneiros tem visto suspenso nos EUA; profissionais brasileiros são prejudicados
Polícia Civil esclarece furto cometido contra Hospital nos Campos Gerais e atua indivíduo por receptação 

MZ Play

Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE