PUBLICIDADE

Jaguariaíva
18º,28º

Jaguariaíva

Ouça agora:

Jaguariaíva
18º, 28º

Ouça agora:

BrasPine se manifesta após demissão em massa na empresa

Compartilhe:

A empresa BrasPine, uma das maiores empregadoras de Jaguariaíva, confirmou nesta quarta-feira (3) a demissão de cerca de 400 colaboradores em duas unidades. Segundo a companhia, a medida foi motivada pelas tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos sobre produtos de madeira plantada e pela falta de avanços nas negociações setoriais, o que resultou em forte retração da demanda. A reportagem apurou que 200 desligamentos foram na unidade de Jaguariaíva.

Além das demissões, a BrasPine informou que cerca de 1.100 trabalhadores entrarão em regime de layoff (suspensão temporária dos contratos), período em que os colaboradores permanecerão com vínculo empregatício, terão todos os benefícios mantidos e participarão de programas de capacitação profissional. A empresa também destacou que continuará operando com dois turnos na unidade de Jaguariaíva e reforçou seu compromisso em oferecer suporte à recolocação profissional, além de manter diálogo com órgãos governamentais e entidades setoriais.

Prefeitura anuncia ações imediatas

Em nota oficial, a Prefeitura de Jaguariaíva manifestou solidariedade aos trabalhadores e à empresa, destacando um conjunto de medidas para reduzir o impacto social da crise. Entre elas, está a disponibilização, até dezembro, da estrutura do Departamento de Ensino Profissionalizante para cursos obrigatórios aos trabalhadores em layoff, conforme prevê a CLT.

No próximo dia 13 de setembro, será promovido um Feirão de Empregos pela Agência do Trabalhador, com oferta inicial de 200 vagas em uma nova empresa recém-instalada no município.

A administração municipal também anunciou o cancelamento da Expo Jaguar 2025, festa que celebraria os 202 anos da cidade, em razão da necessidade de contenção de despesas.

Outras medidas em andamento incluem a adesão ao Programa Cidade Empreendedora, projetos para a construção de barracões industriais e otimização de processos em obras públicas, visando atrair novos investimentos e ampliar a geração de empregos.

Apoio regional e federal

A Prefeitura ainda informou que está atuando junto à AMCG (Associação dos Municípios dos Campos Gerais), AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e ao Governo Federal, apresentando reivindicações para amenizar os efeitos da política tarifária norte-americana sobre o setor madeireiro.

tags:

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Falha em concentrador de fibra deixa órgãos públicos de Jaguariaíva sem internet, monitoramento e telefonia
GCM localiza menor desaparecido em Jaguariaíva neste fim de semana
GCM registra tentativa de feminicídio em Jaguariaíva
Vagas de emprego disponíveis para hoje em Jaguariaíva
Falecimentos registrados das últimas horas em Jaguariaíva

MZ Play

Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE