PUBLICIDADE

Jaguariaíva
min. 06º – máx. 19º

Jaguariaíva

Ouça agora:

Jaguariaíva
18º, 28º

Ouça agora:

Paraná entra em alerta para tempestades e Ponta Grossa está entre as cidades com risco

Compartilhe:

Inmet emitiu avisos para centenas de municípios até domingo; algumas regiões do estado estão sob alerta mais severo

O Paraná está sob alerta para a possibilidade de tempestades entre esta sexta-feira (28) e domingo (30). Os avisos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam condições favoráveis para chuva, trovoadas e temporais em diferentes regiões do estado.

Nesta sexta-feira, o alerta amarelo de perigo potencial para tempestades abrange 214 municípios, incluindo Ponta Grossa e outras cidades dos Campos Gerais.

A previsão para o fim de semana amplia a área de atenção no Paraná, com alertas alcançando grande parte do estado. As regiões Sul, Sudoeste e Oeste devem concentrar as condições mais severas.

Vinte cidades estão sob alerta laranja nesta sexta

Além do alerta amarelo, 20 municípios paranaenses estão sob alerta laranja, que indica maior risco de tempestades.

As cidades incluídas no aviso mais intenso são:

Barracão, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, General Carneiro, Honório Serpa, Itapejara d’Oeste, Manfrinópolis, Mangueirinha, Mariópolis, Marmeleiro, Palmas, Pato Branco, Renascença, Salgado Filho e Vitorino.

Para sábado (29) e domingo (30), o alerta laranja permanece concentrado em municípios do Sul e Sudoeste do Paraná.

Calor e ventos fortes também marcam o fim de semana

Segundo as previsões meteorológicas, o Paraná também deve registrar temperaturas elevadas durante o fim de semana, com marcas próximas ou superiores aos 30°C em diversas regiões.

Os ventos vindos das regiões Norte e Noroeste podem ganhar intensidade, com rajadas superiores a 50 km/h em alguns pontos do estado.

Nos Campos Gerais, há possibilidade de chuva localizada e rápida durante os períodos de maior aquecimento, especialmente em áreas próximas a serras e vales.

A instabilidade também deve avançar durante a noite para regiões do Oeste, Sudoeste e Sul do Paraná.

Sistema frontal aumenta risco de chuva no sábado

A previsão indica aumento da instabilidade no sábado devido à atuação de um sistema frontal no Sul do Brasil e à presença de uma área de baixa pressão próxima ao Paraguai.

A combinação entre calor e umidade favorece a formação de áreas de instabilidade em várias regiões paranaenses.

A chuva pode ocorrer em diferentes momentos do dia nas áreas próximas a Santa Catarina, enquanto em outras regiões a maior possibilidade de precipitações deve ocorrer principalmente a partir da tarde.

Domingo pode ter novas tempestades

No domingo, a atuação de um sistema de baixa pressão deve continuar favorecendo a entrada de calor e umidade no Paraná.

Com isso, há possibilidade de novas tempestades em diferentes regiões do estado.

Moradores devem acompanhar as atualizações dos órgãos meteorológicos e ficar atentos às mudanças nas condições do tempo durante o fim de semana.

Ponta Grossa está entre as cidades em alerta

Ponta Grossa aparece entre os 214 municípios incluídos no alerta amarelo desta sexta-feira.

Outras cidades dos Campos Gerais e regiões próximas também estão na área de atenção, como Carambeí, Castro, Imbituva, Irati, Ipiranga, Ivaí, Palmeira, Porto Amazonas, Prudentópolis, Tibagi e Teixeira Soares.

O alerta indica possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas e condições de tempo instável.

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trump se irrita ao ser questionado sobre arma nuclear contra o Irã:
Queima controlada atinge 120 hectares no Parque Vila Velha e ajuda a prevenir grandes incêndios
Grande Auditório do Cine-Teatro Ópera reabre com três noites de programação especial
Neymar nega fala sobre pensão dos filhos, mas diz concordar com a mensagem
Super El Niño avança e pode levar o Brasil a extremos climáticos; Paraná entra em alerta

MZ Play

Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE