PUBLICIDADE

Carregando…

Jaguariaíva

Ouça agora:

Jaguariaíva
18º, 28º

Ouça agora:

Semana do Trânsito terá blitz e ações de segurança ferroviária em Ponta Grossa

Compartilhe:

Programação promovida pela Rumo será realizada no dia 25 de setembro e terá atividades educativas para conscientizar motoristas e outros usuários sobre os riscos nas passagens em nível.

Ponta Grossa receberá duas ações de conscientização sobre segurança ferroviária na próxima sexta-feira (25). As atividades fazem parte da Semana Nacional de Trânsito e serão promovidas pela Rumo dentro do Movimento Nacional de Segurança Ferroviária.

A programação no município inclui uma atividade na Escola Prática de Trânsito do DER e uma blitz educativa em uma passagem em nível da Avenida Monteiro Lobato.

Neste ano, a campanha nacional de trânsito traz a mensagem “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.

Ponta Grossa terá duas atividades

A primeira ação será realizada às 10h do dia 25 de setembro, na Escola Prática de Trânsito do DER.

A Rumo participará de uma aula com orientações sobre segurança ferroviária e os cuidados necessários ao atravessar passagens em nível.

No mesmo dia, às 13h30, haverá uma blitz educativa na passagem em nível da Avenida Monteiro Lobato, com participação do DER e da Setran.

As atividades são direcionadas a motoristas, pedestres, ciclistas e demais pessoas que circulam pelas vias próximas à ferrovia.

Trem pode precisar de até um quilômetro para parar

Um dos principais pontos abordados durante a campanha será o comportamento adequado nos cruzamentos entre ruas e ferrovias.

A orientação é para que os motoristas parem antes dos trilhos e aguardem a passagem completa da composição ferroviária antes de seguir.

Nas passagens em nível, a legislação de trânsito estabelece prioridade para o trem. Uma composição de carga pode precisar de até um quilômetro para parar completamente, mesmo após o acionamento dos freios de emergência.

Brasil registrou 2.685 acidentes envolvendo ferrovias

Entre janeiro de 2021 e dezembro de 2025, o Brasil contabilizou 2.685 acidentes de trânsito envolvendo a operação ferroviária, segundo dados da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).

A falta de atenção e o desrespeito à sinalização estão entre as principais causas apontadas para essas ocorrências.

Além de Ponta Grossa, a programação no Paraná contempla Pinhais, Piraquara, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Jandaia do Sul e Mandaguari.

As atividades serão realizadas entre os dias 18 e 25 de setembro e incluem blitzes educativas, palestras, visitas técnicas e ações em instituições de ensino.

Campanha reúne diferentes instituições

As ações contam com a participação de prefeituras, guardas municipais, Polícia Rodoviária Federal, departamentos de estradas de rodagem, órgãos de trânsito e instituições de ensino.

Em Mandaguari, por exemplo, está prevista para o dia 24 uma palestra gratuita sobre segurança no trânsito com foco nas passagens em nível.

As iniciativas realizadas no Paraná integram o Movimento Nacional de Segurança Ferroviária, que reúne nove empresas de transporte ferroviário e logística de cargas, com apoio da ANTF e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PG ganha nova UBS de R$ 2 milhões com capacidade para atender 7,3 mil moradores
Homem cai de andaime durante construção e fica ferido em Ponta Grossa
Athletico dispara nas chances de Libertadores, e Coritiba fica perto da Sul-Americana
Partido de Putin vence eleição legislativa na Rússia e amplia maioria na Duma
Curitiba é campeã brasileira de reclamação, aponta pesquisa

MZ Play

Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE