O Instituto Água e Terra (IAT) publicou a Súmula de Concessão de Autorização Ambiental, informando que foi concedida ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) a Autorização Ambiental, válida até 21 de setembro de 2027, para a realização de obras de terraplanagem no terreno localizado na rua Salomão Félix da Silva, Jaguariaíva.
A medida viabiliza o início da construção do novo Fórum da Comarca de Jaguariaíva, um marco importante para o município. Informações apontam que o investimento deve ser em torno de R$ 13 milhões e a obra entregue até setembro de 2027.
O projeto foi confirmado em julho, quando o prefeito Juca Sloboda, em visita a Curitiba, anunciou a conquista após reuniões com lideranças estaduais, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, e com o aval da desembargadora Lídia Maejima, presidente do TJPR, além do apoio do procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti.
A nova estrutura terá mais de 1,5 mil metros quadrados e promete modernizar o atendimento do Poder Judiciário na cidade, oferecendo mais conforto, acessibilidade e eficiência tanto à população quanto aos servidores da Justiça.
Atualmente, o Foro Judicial de Jaguariaíva funciona na Rua Prefeito Aldo Sampaio Ribas, 500 – Cidade Alta, contando com duas Varas Judiciais, Juizado Especial Cível e Criminal e serviços como Distribuidor, Contador, Partidor, Avaliador e Depositário Público.
A Comarca de Jaguariaíva foi criada em 1907, pela Lei Estadual nº 674, e instalada oficialmente em 15 de abril do mesmo ano. O primeiro juiz titular foi o Dr. Joaquim Ignácio Dantas Ribeiro.