Estudantes do Instituto Federal do Paraná, Campus Jaguariaíva, participaram, nesta semana, da primeira edição do projeto cultural Formação de Plateia no Audiovisual em Jaguariaíva, em parceria com o Departamento de Cultura do município, equipe do Cine Teatro Municipal Valéria Luercy e Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Campus Jaguariaíva.
Por meio dessa iniciativa, foi proporcionado aos participantes o acesso gratuito ao cinema em horário e sessão especiais para assistirem ao longa-metragem de Kleber Mendonça Filho, “O Agente Secreto” (2025).
A experiência contribuiu para que os estudantes pudessem estabelecer conexões entre a narrativa fílmica e conceitos acadêmicos.
“Pensando o cinema enquanto linguagem artística e recurso pedagógico, o projeto oferece a possibilidade de desenvolver novas percepções, compreender diferentes contextos sociais e fortalecer a capacidade de reflexão crítica de cada sujeito” – esclarece o coordenador do projeto, Alberto Luiz de Andrade Neto, museólogo do município e membro do NAC do IFPR Jaguariaíva.
De acordo com a professora Cely Hirata, colaboradora do projeto e representante do NAC/IFPR, “trazer o cinema nacional gratuito aos estudantes de escolas públicas do interior é uma iniciativa transformadora, pois garante inclusão, diversidade e desenvolvimento cultural ao formar novos públicos entre crianças, adolescentes e jovens. Iniciativas como estas vêm contribuir ainda mais para a democratização do acesso ao cinema e produções culturais fora dos grandes centros urbanos“.
Sobre o projeto
O projeto “Formação de Plateia no Audiovisual em Jaguariaíva” propõe a integração entre as atividades museológicas do município de Jaguariaíva e as produções audiovisuais nacionais, explorando abordagens cinematográficas que promovam discussões sobre questões como história, memória, patrimônio, diversidade cultural e debates sociais. Dessa forma, busca-se ampliar as frentes de atuação museal e fortalecer o diálogo entre a instituição museológica local e diferentes públicos.