O Instituto Água e Terra (IAT) vai revisar os limites territoriais entre os municípios de Jaguariaíva e Sengés, após solicitação das prefeituras. Recentemente, o prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, e o vice-prefeito Reinaldo estiveram na sede do Instituto, em Curitiba, para tratar do tema com o chefe de gabinete do órgão, Amilcar Cavalcante Cabral, que autorizou a avaliação. Pela Assembleia Legislativa, o deputado Moacyr Fadel representou a casa de leis.
Segundo o prefeito, a legislação que define as divisas é antiga, datada da década de 1950, e pode não refletir a realidade atual. Há ainda uma área de cerca de 7 mil hectares cuja definição territorial é contestada, envolvendo leis diferentes em cada município. Sengés é limitada entre o norte e leste, parte do território de Doutor Ulysses (Vale do Ribeira/Região Metropolitana de Curitiba) também se encontra próxima à região em análise. O município da região do Vale da Ribeira está com as limitações de acordo, apesar de fazer parte da tríplice divisa. Outro município entre os dois é São José da Boa Vista, no Norte Pioneiro, que também não foi mencionado, o que sugere estar regular.
A área total de Jaguariaíva é de 1.453,066 km², enquanto Sengés possui 1.441,333 km². A expectativa é que, com a conclusão dos estudos técnicos, as autoridades dos dois municípios cheguem a um acordo para corrigir e consolidar oficialmente os limites.
A administração municipal de Jaguariaíva informou que seguirá acompanhando de perto o processo, que deve trazer mais clareza jurídica e administrativa à região.