Diante das recentes reclamações da população sobre a falta de água em diversos pontos de Jaguariaíva, a Prefeitura se manifestou oficialmente nesta semana e anunciou uma série de medidas para melhorar o sistema de abastecimento do município.
O pronunciamento foi feito pelo prefeito Juca Sloboda, ao lado do vice-prefeito Reginaldo Cheirubim e do presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), Rodrigo Milek. O prefeito explicou que a atual situação também é reflexo de quatro anos sem investimentos efetivos no setor.
Entre as principais ações anunciadas está a ligação entre a barragem do Cinco Réis e o ponto de captação do Três Bocas, que serão conectados por aproximadamente seis quilômetros de tubulação. De acordo com Rodrigo Milek, os materiais necessários para a obra devem ser entregues até o final deste ano, com a previsão de conclusão dos trabalhos no início de 2026.
Outra medida importante é a instalação de duas novas caixas d’água de 100 mil litros no bairro Primavera, já licitadas. Além disso, está em fase de licitação a construção de dois grandes reservatórios, com capacidade de 1,2 milhão de litros cada, ampliando significativamente a reserva hídrica do município. Para isso, R$ 3,8 milhões serão para os reservatórios e R$ 912 mil para ampliar a capacidade de filtrar a água, segundo informou a prefeitura.
A implantação de um gerador de energia na estrutura do sistema também está entre as prioridades do Executivo. Segundo o prefeito Juca Sloboda, após quedas de energia, o sistema entra em colapso e chega a levar até quatro dias para ser normalizado. “É um equipamento que vai ser usado muito pouco, mas em uma necessidade, para não deixar faltar água nas casas das pessoas”, destacou o prefeito.
Ainda segundo Juca, a normalização do abastecimento não será imediata, já que o trabalho envolve etapas complexas, incluindo a troca de filtros e a modernização de parte da estrutura.